A segunda onda de marcas chinesas no Brasil está de fato ocorrendo. Além da BYD e da GWM, que já tem força no mercado, e da pouco conhecida Seres, mais uma marca da China prepara as malas para vir ao nosso país: a Maxus. A marca é controlada pela SAIC e já está presente em diversos países vizinhos ao nosso.
O flagra feito com exclusividade pelo Auto+ mostra dois modelos: a van grande Deliver 9 e a van média eDeliver 3. O modelo maior é rival de Mercedes-Benz Sprinter, Ford Transit, Fiat Ducato, Citroën Jumpy e Peugeot Boxer. Já a van menor, a mais ao fundo na foto, é concorrente direta de Fiat e-Scudo, Peugeot e-Expert e Citroën ë-Jumpy.
Ou seja, diferentemente da BYD e da GWM, a SAIC quer usar a linha de comerciais da Maxus para entrar no Brasil antes de vender seus modelos de passeio. Ela já atua na Europa, além da América Latina. Mas agora ensaia sua entrada no nosso país por meio dos modelos flagrados com placa verde de teste
Partindo para cima da Stellantis
O interessante é que a eDeliver 3 é uma van de porte médio totalmente elétrica. Ela conta com motor dianteiro de 122 cv e velocidade máxima de 120 km/h. Comparando com as vans elétricas da Stellantis, a da Maxus é 14 cv mais fraca. O range de baterias varia entre versões de 52,5 kWh e 35 kWh, com respectiva autonomia de 241 km e 157 km.
Também vendida como EV30, a Maxus eDeliver 3 tem capacidade de carga de 1.020 kg e 6,3 m³ na versão longa de 5,10 m de comprimento. Já o modelo menor, com 4,50 m de comprimento, carrega até 905 kg em 4,8 m³. O modelo foi originalmente lançado na China em 2018 e desde então não passou por mudanças.
Sprinter da China
Já a Maxus Deliver 9, também vendida como V90, tem porte bem mais generoso. Ela conta com motor 2.0 quatro cilindros turbo diesel de 163 cv e 38,3 kgfm de torque. Há também uma variante elétrica com 204 cv e 31,7 kgfm de torque. Como ambas as variantes são visualmente idênticas, não dá para visualizar qual a SAIC está testando no Brasil.
Ela traz versões chassi-cabine, furgão com duas variações de entre-eixos e três de teto. No flagra, estava estacionada uma Deliver 9 chassi-cabine e uma furgão entre-eixos longo e teto alto.
Acha que a Maxus vai fazer sucesso no Brasil com veículos comerciais? Ou o brasileiro ainda não confia em carros chineses para trabalhar? Conte nos comentários.
>>Picape da GWM rival da Toyota Hilux é flagrada no Brasil
>>BYD lançará novo SUV cupê da mesma linha do Seal
>>GWM Ora 03 GT acirra disputa com BYD Dolphin | Impressões