Ainda que a tenha posicionado o City e o HR-V para tomar parte do espaço da antiga geração do Civic, quem verdadeiramente o substituirá será outro. Trata-se d seu irmão SUV, o Honda ZR-V. Inédito modelo de porte médio da Honda, ele chega ainda neste ano. Contudo, somente na versão Touring com motor 2.0 aspirado (versão atualizada do antigo motor do Civic).
Com exclusividade, o Auto+ teve acesso a informações de fontes ligadas à rede de concessionários da marca e que revelaram os segredos do novo Honda ZR-V. Diferentemente do especulado, o SUV médio não vem em motorização híbrida, muito menos em várias versões.
Seu catálogo no Brasil será composto unicamente pela versão Touring com motor 2.0 quatro cilindros aspirado. A Honda já tem registrado e homologado o ZR-V EXL, mas nessa primeira fase, a versão intermediária não virá. Fontes alegam que existe a possibilidade de que o modelo mais barato nem seja vendido por aqui.
A homologação de diversas versões, que não necessariamente são vendidas, é algo comum de ser feito pelas montadoras. Exemplo mais recente disso é a da Ford Maverick XLT, registrada no Brasil, mas nunca vendida em nosso território.
Herança do Civic
Debaixo do capô, o Honda ZR-V brasileiro traz o mesmo 2.0 quatro cilindros aspirado do Civic. É uma versão atualizada do propulsor usado pela décima geração do sedã, a última produzida aqui. Lá fora, ele entrega 160 cv e 19,1 kgfm de torque, mas os números sofrerão alteração no Brasil por conta do uso de etanol na gasolina. Ele não é flex.
A transmissão é automática do tipo CVT, já bastante difundida entre os modelos da Honda no Brasil. Ainda que nos EUA haja opção de tração nas quatro rodas, o nosso mercado terá o ZR-V apenas com tração dianteira. O modelo tem zero vocação off-road, sendo a tração nas quatro rodas usada para locais com neve. Como não temos isso no Brasil, ela ficará de fora.
Paleta completa
Mas, o mais interessante é que o Honda ZR-V terá um gama bem grande de cores no Brasil. Serão seis tons ao total, tendo como destaque o Verde Nordic Forest, que já foi flagrado desembarcando no nosso país no primeiro lote. Haverá ainda os tons Branco Platinum, Cinza Modern Steel, Vermelho Milano, Prata Lunar e Preto Crystal.
Para concorrer com Jeep Compass, Volkswagen Taos, Toyota Corolla Cross, GWM Haval H6 e CAOA Chery Tiggo 7 Pro, o Honda ZR-V Touring virá bem equipado. Caso replique a lista de itens de série do modelo norte-americano (o que é muito provável, já que a produção será feita no México), ele não deverá nada aos rivais.
A lista de equipamentos traz itens como Android Auto e Apple CarPlay sem fio, rodas de liga-leve de 17 polegadas, interior revestido em couro preto, banco do motorista com regulagem elétrica, teto solar, ar-condicionado digital de duas zonas, chave presencial, painel de instrumentos digital e seis airbags.
Há ainda na lista de itens de série frenagem autônoma de emergência, piloto automático adaptativo, sistema de manutenção em faixa, alerta de ponto cego, câmera de ré, câmera no retrovisor direito e sensores de estacionamento. Segundo as fontes, a faixa de preço do Honda ZR-V no Brasil ficará em torno de R$ 200 mil.
A versão híbrida está em estudos e deve ser lançada só no ano que vem com o mesmo conjunto do Civic e:HEV.
Você vai esperar o Honda ZR-V chegar ao Brasil ou já vai levar algum de seus rivais para casa? Conte nos comentários.
>>Honda lança scooter elétrica dobrável por menos de R$ 5 mil