Mais uma fake news gigante tem circulado pelas redes sociais e sites de caráter duvidoso. Na última semana, uma parruda e chamativa caminhonete amarela tem sido alvo de notícias falsas dizendo tratar-se da nova picape da Caterpillar. Mas isso não passa de mais uma manipulação para conseguir acessos aos sites.
A Caterpillar não tem qualquer tipo de pretensão de lançar uma ou caminhonete no mercado. Além, disso as imagens mostram vários erros grotescos, justamente por ter sido feita com inteligência artificial. Afinal, as imagens foram feitas somente com o intuito de chamar atenção.
Um dos erros mais fortes está no formato do santantônio que é integrado ao rack de teto, algo que não seria possível por não haver estrutura de fixação na parte superior da caçamba, ou até mesmo no teto. E é fácil reparar que o desenho do próprio rack de teto é diferente nas imagens de dianteira e de traseira.
Imagens manipuladas
Outro elemento que deixa claro tratar-se de uma imagem feita com inteligência artificiar é a discrepância entre o desenho dos para-lamas em cada imagem. Na foto da dianteira, eles são em preto brilhante e rente à carroceria, na de traseira, são preto fosco, com rebites e alargados. As rodas mudam em cada imagem e o desenho da lateral da picape também.
Além disso, a frente é muito parecida com a da Ford F-150, o que renderia processos à Caterpillar caso fizesse de verdade essa caminhonete. Na traseira, há três pares de saídas de escape! Algo que beira o absurdo. Ainda mais porque os sites mentirosos dizem que a caminhonete será híbrida.
No Auto+ reforçamos o nosso compromisso com o leitor, a verdade e com o combate às fake news, como essa da picape Caterpillar que anda circulando nas redes.
Você caiu nessa fake news da picape Caterpillar? Ou já tinha sacado que era mentira? Conte nos comentários.
>> Novo Monza e Celta 2024 não encaixam na Chevrolet Brasil
>> É mentira que Chevrolet lançará carro popular por R$ 80 mil
>> Novo ASX 2025 é lançado, mas segue um Mitsubishi de mentira