A Vespa marcou o mercado de motos por ser uma das primeiras scooters da história. E sua proprietária, a Piaggio, agora quer investir em um outro segmento no mercado brasileiro, o de triciclos para carga, os famosos tuk-tuk, que são bastante populares na Ásia e aos poucos começam a chegar ao Brasil.
Vendidos pela 2W Motos, os tuk-tuks da marca dona da Vespa chamam a atenção pela boa capacidade de carga. São duas opções, o Ape City Passenger e Ape Cargo. E mesmo tendo aparência de uma picapinha, é necessário ter a CNH A para conduzir os triciclos.
Afinal, no lugar do volante, há um guidão, como em qualquer moto. E os motores são derivados de motocicletas também. Com capacidade de transportar três passageiros e mais o piloto, podendo levar até 300 kg, o Ape City Passenger tem motor de 230 cc, cuja potência é de 12 cv e com 1,8 kgfm de torque.
No caso do Ape Cargo, o motor é um pouco maior, tendo 300 cc. A potência também é sutilmente maior, com 14 cv e 2,4 kgfm de torque. Isso porque esse modelo consegue levar até 500 kg de carga. Ambos contam com câmbio manual de quatro marchas e marcha ré, e a velocidade máxima deles é de 60 km/h.
De acordo com a empresa, o consumo dos modelos é de 33 km/l, o que faz os veículos rodarem até 285 km. E como eles são classificados como triciclos, os tuk-tuks são isentos do rodízio de São Paulo.
Inclusive, o câmbio é acionado no punho esquerdo, como acontecia nas antigas Vespas, o que entrega a proximidade do projeto do tuk-tuk com o modelo. Fabricados na Índia, os triciclos chegam parcialmente desmontados no Brasil e a montagem é finalizada em Araquari (SC).
Por enquanto, apenas esses dois modelos são vendidos no mercado brasileiro. Entretanto, a 2W Motors pretende iniciar as vendas das versões elétricas em breve, ampliando o leque de opções para o consumidor do Brasil.
Preço tuk-tuk da Vespa
- Piaggio Ape City Passenger: R$ 41.900 (+ frete)
- Piaggio Ape Cargo: R$ 42.900 (+ frete)
Acha que o Brasil precisa de mais veículos como esses tuk-tuks? Acredita que os modelos podem fazer sucesso? Deixe nos comentários o que achou dos veículos.
>> Yamaha Fazer FZ25 2024 muda pouco e fica levemente mais cara