A Mercedes-Benz aproveitou o Salão de Munique para apresentar o conceito do CLA elétrico, novidade que marca o lançamento da nova plataforma de carros elétricos da montadora.
O CLA elétrico conceito é baseado na arquitetura modular da Mercedes-Benz chamada de MMA pela marca. Ele traz um design aerodinâmico, materiais internos sustentáveis e uma autonomia estimada pela empresa de 750 km no padrão WLTP.
Embora poucos detalhes sobre o motor e a bateria tenham sido divulgados, a montadora afirma que o CLA se inspira no conceito Vision EQXX, tanto para os motores elétricos quanto para o sistema de informação e entretenimento Superscreen, que se estende por todo o painel.
O conceito CLA mantém o formato característico de um sedã cupê de quatro portas, que tem sido uma marca registrada desde seu lançamento em 2014. No entanto, os designers fizeram ajustes no visual, com um capô mais longo e uma traseira mais curta, para proporcionar proporções mais esportivas. A pintura Vermelho Pomegranate confere um toque especial ao veículo.
Para diferenciar ainda mais o conceito de seus antecessores, a grade dianteira ganhou um design arrojado, inspirado nos modelos Mercedes-AMG SL e GT. A partir do painel da grade na cor da carroceria, surgem estrelas tridimensionais iluminadas, criando um efeito diferenciado quando observado de perto.
Os faróis e lanternas contam com iluminação LED e luzes diurnas de três pontas, embutidas em um relevo, conferindo ao CLA uma aparência imponente na dianteira.
No interior, o Mercedes-Benz CLA Concept incorpora muitos elementos do Vision EQXX, como materiais sustentáveis e a tela Superscreen de alta tecnologia. O estofamento dos bancos é feito em couro curtido com cascas de café, aproveitando um subproduto da indústria de bebidas.
Já o tecido roxo cintilante é produzido a partir de plástico PET reciclado. Além disso, há tiras de seda cultivadas em laboratório nos bolsos das portas, tapetes de bambu e puxadores das portas em prata acetinada e acabamento do apoio de braço feitos de papel reciclável. Os assentos também trazem bordado ampliado da clássica coroa de louros da fabricante.
As aberturas de ventilação com design de turbina, que são uma característica marcante da Mercedes, na verdade, funcionam como controles climáticos de zona dupla, com o fluxo de ar vindo de palhetas localizadas atrás da Superscreen flutuante.
O sistema de informação e entretenimento é executado pelo MB.OS, o novo sistema operacional da montadora, que possui um processador refrigerado a líquido para proporcionar uma operação mais rápida, gráficos nítidos e funcionalidades aprimoradas.
De acordo com a montadora, a bateria é resfriada a água e tem uma capacidade estimada de 89,6 kWh e o carro utiliza uma arquitetura elétrica de 800 volts. Isso permite um carregamento rápido de 250 kW, adicionando aproximadamente 400 km de autonomia em apenas 15 minutos. O Concept CLA conta com uma Unidade de Tração Elétrica (MB.EDU) compacta, que integra o motor elétrico, a transmissão de duas velocidades e os inversores. Cada unidade pesa 110 kg e gera 235 cv.
Gostou do conceito do Mercedes-Benz CLA elétrico? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Sainz tenta, mas Verstappen vence GP da Itália e quebra recorde
>> Qual carro tem cara de tiozão? Pergunta da Semana
>> Citroën C4 Cactus Noir é lançado com preço competitivo