Esperado por muitos brasileiros, o Citroën C3 turbo foi lançado. Mas não no Brasil, onde ele segue com os motores 1.0 e 1.6 aspirados. A Índia foi a responsável por receber a novidade, que passa a fazer parte do modelo mais completo do hatch.
A versão Shine indiana era equipada com um motor 1.2 aspirado que rendia apenas 81 cv e 11,7 kgfm, números bem semelhantes aos motores 1.0 do mercado brasileiro. Por isso, a marca francesa optou por trocar este propulsor por um turbinado que entrega bem um desempenho bastante superior.
Apesar de também ser 1.2, o novo propulsor teve um salto nos números, graças ao uso do turbo. A potência é de 109 cv e o torque subiu para 19,4 kgfm. O câmbio é o manual de seis marchas, e forma um conjunto bastante interessante com o motor turbinado.
Citroën C3 turbo no Brasil
Por mais que a ideia seja interessante, não há nenhuma expectativa de o C3 hatch ganhar um motor turbinado no mercado brasileiro. Em contrapartida, seu irmão maior, o C3 Aircross, apresentado nesta semana, deve sim receber o propulsor 1.0 turbo de origem Fiat.
Dessa forma, o único membro da família C3 a ter motor turbinado no Brasil é o SUV de até 7 lugares. Ao hatch, resta se contentar com os atuais motores, que ao menos dão conta do recado para a proposta do carro, que é ser um veículo de baixo custo com pegada urbana e visual que lembre o de um SUV.
>> Citroën C3 Aircross brasileiro é melhor que o europeu?
>> Citroën C3 Aircross dará origem a um novo SUV da Alfa Romeo