Após o lançamento bem-sucedido dos modelos C3 e C3 Aircross, a Citroën agora está mudando seu foco para acelerar o desenvolvimento do terceiro veículo do projeto C-Cubed. Este modelo futuro, conhecido informalmente como C3 X, está sendo projetado na Índia.
O C3 X se inspira nos crossovers de estilo cupê da Citroën, como o C4 X e o C5 X, que são populares na Europa. O novo modelo seguirá uma tendência de design semelhante, incorporando elementos de SUVs e sedãs. Imagens de espionagem do veículo já surgiram, mas por enquanto o futuro modelo está bastante camuflado, como é possível ver no flagra do .
Apesar dos disfarces, é evidente que o C3X compartilhará as portas dianteiras com os modelos C3 e C3 Aircross. Essa semelhança pode ser atribuída à sua adoção da plataforma CMP e de vários componentes comuns. No entanto, a traseira do X vai ter um design exclusivo, com o teto sendo mais inclinado e inspirado em cupês, como acontece com o Fiat Fastback e o VW Nivus.
As lanternas traseiras serão exclusivas, assim como a tampa do porta-malas, já que o futuro modelo da Citroën tem um design bem diferente de seus irmãos na traseira. O objetivo é diferenciar a parte posterior de outros modelos na mesma plataforma, mantendo vários elementos visualmente semelhantes nas laterais e na frente.
Em termos de dimensões, especula-se que o C3 X terá cerca de 4,40 metros de comprimento, com uma distância entre eixos de 2,67 metros, igual ao C3 Aircross. Isso é bom porque proporciona um maior espaço interno, sem contar que o entre-eixos do C3 hatch seria muito pequeno, por só ter 2,54 metros. Além de deixar o carro mais apertado, o design seria um pouco estranho.
O sedã será alimentado por motores 1.6 flex aspirados naturalmente e 1.0 turbo, seguindo a mesma abordagem do C3 Aircross. Todos os modelos terão transmissão automática com tração dianteira. O lançamento está programado para 2024 no Brasil e na Índia. A produção brasileira será em Porto Real (RJ), ao lado dos outros modelos da família.
>> Citroën C3 e outros 14 carros já tiraram zero no Latin NCAP
>> Exclusivo: BYD Dolphin ganhará versão mais completa no Brasil
>> Kia Sportage ganha versão especial de 30 anos de fabricação