Com lançamento simultâneo entre Brasil e Índia marcado para o próximo dia 27 (quinta-feira), o Citroën C3 Aircross deixou de ser segredo antes da hora. Vazado em fotos nada discretas divulgadas pelo site , o SUV de sete lugares terá algumas importantes novidades que devem chegar também ao hatch compacto.
O flagra revelou que a dianteira do C3 Aircross será um pouco diferente da do C3 normal. Ele recebe para-choque com visual mais parrudo, trocando os filetes cromados da grade frotal que ligam as duas metades dois faróis por novos elementos em preto. A abertura de ar junt do logo da marca é inspirada no C3 Aircross europeu.
O SUV terá novas rodas de liga-leve e para-lamas mais largos que os do C3, dando a ele um aspecto mais robusto para tentar se vender como SUV. A real é que o modelo está mais para uma perua do C3 do que para um SUV – só que peruas não vendem, por isso a Stellantis vai frisar o posicionamento de utilitário, especialmente porque haverá versão de sete lugares.
Por dentro, o Citroën C3 Aircross terá painel de instrumentos digital já usado em outros modelos da Stellantis como os Fiat Pulse, Fastback e Toro, além do Jeep Renegade. A tela recebe grafismos específicos para a Citroën, mas exibe exatamente os mesmos elementos presentes nos modelos da Fiat e da Jeep.
Outra novidade ficará por conta do sistema de ar-condicionado traseiro. O modelo terá um duto de ar para a fileira traseira com quatro saídas. Haverá um controle de ventilação junto a ele, já que o C3 não conta com ar-condicionado automático. A Stellantis espera que isso seja o suficiente para mandar ar para a turma do fundão.
Sete lugares turbinado
Na Índia, o Citroën C3 Aircross será equipado somente com motor 1.2 PureTech três cilindros. As versões de cinco lugares terão a variante aspirada, enquanto o sete lugares virá apenas com o turbo. No Brasil, a gama de motores será totalmente diferente porque a Stellantis não usa esse 1.2 três cilindros.
É esperado que o C3 Aircross seja o primeiro modelo do lado PSA da Stellantis a ser equipado com o motor 1.0 T200 três cilindros turbo que estreou no Fiat Pulse. Esse motor de 130 cv e 20,8 kgfm de torque será pareado à transmissão automática do tipo CVT. O motor 1.6 aspirado deverá ficar somente para o Aircross de cinco lugares.
>>Citroën C3 Feel 1.6 é a melhor e a pior versão do hatch | Avaliação
>>Fiat Fastback Impetus prova que menos é mais | Avaliação
>>Citroën C3 2023, mas pode chamar de novo Fiat Uno | Avaliação