A Uber atualizou a lista de quais carros podem ser usados pelos motoristas de aplicativo em 2024. Com isso, diversos veículos foram proibidos pela empresa e não poderão ser utilizados a partir do próximo ano. O curioso é que há vários modelos de luxo na lista, incluindo até carros da Porsche.
Entretanto, os modelos de luxo estão proibidos nas categorias Comfort e Black. Sendo assim, eles podem ser utilizados nas categorias mais baratas. Segundo a Uber, a proibição dos modelos leva em consideração detalhes como o tamanho do porta-malas, que deve superar os 300 litros, e o espaço interno. Na categoria Black, os modelos devem ter pinturas mais neutras, nos tons preto, prata, cinza, marrom, azul-marinho e chumbo.
Carros proibidos no Uber: Chevrolet Cobalt
O sedã já foi o rei dos taxistas, principalmente por conta do porta-malas imenso de 563 litros. No entanto, a partir do ano que vem, ele não vai mais poder ser utilizado na categoria Comfort. Mas para a classe X, a mais barata da Uber, seu uso continua liberado.
Land Rover Freelander
Assim como acontece com o Cobalt, o SUV passa a ser proibido se ser utilizado na classe Comfort, mas ele também está excluído da categoria Black. E olha que o porta-malas de 450 litros e o entre-eixos de 2,66 metros são bons até para os dias atuais. Entretanto, o modelo já saiu de linha há um bom tempo, o que pode explicar a proibição por parte da Uber.
CAOA Chery Tiggo 7 e 8 Pro
A dupla de SUVs da CAOA Chery foi proibida de atuar na categoria Comfort a partir do próximo ano. E olha que o espaço interno dos modelos é bastante amplo e há um volume bom para as bagagens — no caso do Tiggo 8 Pro, isso só acontece quando a terceira fileira está rebatida.
Fiat Grand Siena (e Siena)
Vendido até pouco tempo, o Fiat Grand Siena tem o mesmo princípio do Cobalt: conquistou motoristas de aplicativos pelo seu grande espaço para bagagens, embora o interior não fosse tão espaçoso quanto o do sedã da Chevrolet. A partir do ano que vem, tanto o Grand Siena quanto o Siena não podem mais receber corridas na categoria Comfort.
Carros proibidos no Uber: Porsche Cayman
Vamos combinar que essa proibição é a que faz mais sentido da lista. Afinal, quem em sã consciência utilizaria um Cayman como carro de Uber? São apenas dois lugares e o porta-malas dianteiro cabe pouca coisa. Mas ao menos seria uma viagem bastante divertida.
>> MC Daniel presenteia sua mãe com SUV da Land Rover
>> BYD Han não vai bem em teste de estabilidade europeu
>> Chevrolet Montana coloca versão RS no lugar certo | Avaliação