Das melhores coisas que os brasileiros sabem fazer são os memes. Quem nunca esteve em um dia triste e não se alegrou com Narcisa Tamborindeguy perguntando se a Xuxa a amou? Ou mandou alguma figurinha da Gretchen no WhastApp. Ou ainda pior: citou frases de memes como “Bora Bill!”. E como zueira não tem limite no Brasil, nem os carros escaparam.
Ainda que seja para um público mais nichado, os memes envolvendo dos carros ultrapassam as barreiras dos entusiastas e caíram na boca do povo. Por causa deles, muitas vezes surgiram até alguns mitos em torno desses modelos. Confira nessa lista especial cinco carros que viraram meme na internet.
Fiat Uno
Qual o carro mais rápido do mundo? ? Bugatti Chiron? Não: o Fiat Uno com escada no teto. Abraçado até pela Fiat, o meme envolvendo um dos carros brasileiros mais icônico da história até tem fundamento. Por ser usado frequentemente por empresas de telefonia, é comum ver o pequeno Uno com escadas em seu teto.
Contudo, alguns motoristas imprudentes costumam abusar da velocidade alta no hatch compacto, o que gerou o meme. O mito sugere que cada degrau adiciona 10 cv ao motor do Uno. Algo que, na prática, não tem lógica alguma. Aliás, a escada no teto adiciona peso e piora a aerodinâmica, o que reduz a velocidade.
Honda Fit
Por culpa da página Fit Batido no Instagram (), o hatch compacto da Honda se tornou um dos grandes memes da internet brasileira. O mito criado nas redes diz que: se um Fit não sofreu uma batida, ainda sofrerá. A página coleciona fotos, vídeos e reels do compacto acidentado. Há até casos bizarros em que a força da natureza manipula tudo para que um Fit bata.
Grande parte da culpa desse meme se dá pelo fato de que o Honda Fit, em todas as gerações, tem tampa traseira bastante longa e praticamente rente ao para-choque. Com isso, pequenos esbarrões no trânsito já são suficientes para amassar a tampa do porta-malas, Algo que não aconteceria com um para-choque mais longo, como a Honda adotou antes do modelo morrer.
Nissan Frontier
Entre todas as propagandas de carros que já circularam pela internet e pela TV, a que é mais lembrada por todos os brasileiros é, sem dúvida, a do Pônei Maldito. Feito pela Nissan há 11 anos, a propaganda dizia que as rivais da Frontier não tinham cavalos debaixo do capô. mas sim pôneis malditos.
A ideia era dizer que as rivais eram fracas e frufrus, como pôneis infantis. Contudo, o CONAR autuou a marca japonesa por conta da propaganda ao associar o pônei, algo infantil, à palavra maldito. Mas todos que viram a propaganda até hoje sabem cantarolar o jingle: “pônei maldito, pônei maldito, venha com a gente atolar!”.
Toyota Hilux
Por conta de um desastroso teste do Alce onde a atual geração da Toyota Hilux foi reprovada por quase capotar, um meme surgiu na internet. Com apelido de Capotalux, a picape média foi alvo das mais pejorativas piadas sobre sua falta de estabilidade.
Carros com centro de gravidade alto e suspensão elevada, como é o caso das picapes, tendem a ter mais dificuldade em fazer curvas em alta velocidade e retomar a trajetória. Ainda que a Toyota tenha feito modificações na Hilux a ponto de ela ser aprovada no teste anos depois, o meme ainda circula pelas redes.
Volkswagen up! TSI
Entre brincadeiras com seu formato de pote de sorvete e comentários maldosos por ser um subcompacto, o Volkswagen up! TSI virou um meme abraçado até pela própria Volkswagen. Apesar de não ser um esportivo, ele é um carro rápido e ágil, ganhando a paixão (e a ira) da internet por ser mais veloz que modelos maiores, em especial comparado a alguns Honda Civic.
A própria Volkswagen abraçou o meme e quando lançou o up! reestilizado colocou um Civic discretamente sendo ultrapassado pelo subcompacto turbinado. Infelizmente diversos motoristas imprudentes se aproveitaram da boa fama do carro para participar de corridas ilegais nas ruas.
>>Cinco carros que começaram 2023 em baixa
>>TikTok que ensina a roubar carros da Hyundai e Kia gera recall