Se prepare para sentir o peso da idade, especialmente ao lembrar do lançamento desses carros. A marca dos 20 anos é bastante significativa para pessoas e também para os automóveis. Afinal, indica maturidade, isenção de IPVA em todos os estados e também que eles já podem ser considerados carros velhos.
Para assustar mais ainda, pense que os carros que fazem 20 anos em 2023 foram lançados em 2003, não em 1983. Sim, essa confusão é comum por conta da virada do milênio e atinge muitas pessoas. Eu mesmo costumo achar que algo que ocorreu há 20 anos foi, no máximo, 1990 e poucos. Confira agora a lista dos carros que, surpreendentemente, chegaram aos 20 anos.
Fiat Idea
Apesar de ter sido lançada no Brasil só em 2005, a Fiat Idea assopra as velas dos 20 anos em 2023. Originalmente derivada do Punto, por aqui ela adotou plataforma e interior de Palio para baixar custos. A minivan morreu em 2012 na Europa, mas aqui no Brasil durou até 2016 graças à uma reestilização feita seis anos antes.
Ford EcoSport
Precursor do segmento de SUVs compactos derivados de carros de passeio, o Ford EcoSport já nos deixou, mas sua importância é histórica. Quando foi lançado em 2003, o Eco tinha motores 1.0 Supercharger (que era fraco e vivia dando problema), 1.6 e 2.0. A primeira geração era 100% brasileira, mas o segundo EcoSport se transformou em um modelo global.
Volkswagen Fox
Sim, o nosso queridinho Volkswagen Fox completa 20 anos em 2023. Aposentado no ano passado, ele durou 19 anos na mesma geração a base de três reestilizações. Exportado para a Europa, o hatch compacto altinho foi uma verdadeira revolução na época e seguia a moda das minivans e dos aventureiros com o CrossFox.
Chery QQ
Confesso que, de todos os carros da lista, esse foi o mais surpreendente. O Chery QQ completa 20 anos, mas sua história vai além. Em 1993, a Fiat mostrou o conceito Luciolla, que antecipava o novo 500. O projeto foi engavetado pela Fiat, que vendeu para a Daewoo, a qual lançou o Matiz em 1998 para posteriormente ser copiado pela Chery em 2003.
Chevrolet Montana
Coincidindo com o lançamento da terceira geração 20 anos depois, a acaba de soprar as velinhas dos 20 anos. Tecnicamente a história da Montana é ainda mais antiga, pois ela já foi vendida como Corsa Pickup. Contudo, quando o Corsa C foi lançado, a Chevrolet decidiu dar a ela um nome próprio, que depois sobreviveu à morte do seu irmão.
>>Os carros mais injustiçados do Brasil
>>Carros elétricos da VW encalham e forçam parada de fábrica