Apresentado na semana passado, o Volkswagen Gol Last Edition marca o início do fim do longevo hatch da marca alemã. O compacto terá uma tiragem de 1.000 unidades que se tornarão neo-colecionáveis nos próximos anos, dita a história do Gol em nosso mercado. Antes do fim de linha, o Gol ainda recebeu uma mensagem bonita do Chevrolet Onix.
Responsável pelo encargo, Onix e Gol são rivais desde 2012, quando a GM lançou o hatch no país. Mas desde que o Gol foi lançado, em 1980, ele se despediu de Chevette, Corsa e Agile. Coube ao Onix mandar um recado ao Gol, nas : “Concorrentes sim, inimigos nunca. Obrigado Gol por essa longa e bonita disputa que travamos pelo coração dos brasileiros. #Respect”, disse a carta assinada pelo Onix.
Ainda na publicação, a Chevrolet ainda confirmou dizendo: “O Brasil se despede de um dos grandes craques das ruas: o Gol, que junto com o Onix, mudou o jeito que as pessoas, pensam em carros. Vai tranquilo que a gente continua fazendo o nosso melhor pra seguir em frente nessa estrada”, destaca.
O Last dos Gols
Apesar da concorrência nas últimas quatro décadas, o Gol ficou um pouco esquecido pela própria Volkswagen em favor do Polo, que agora assume de vez seu lugar. O Last Edition é equipado apenas com o motor 1.0 MPI de 84 cv e 10,4 kgfm de torque atrelado a um câmbio manual de 5 marchas.
Todas as 1.000 unidades terão a cor Vermelho Sunset e traz uma série de elementos que marcaram a história do Gol. Entre eles, a insígnia da roda orbital na coluna C, a faixa preta ligando as lanternas na tampa do porta-malas, teto pintado em preto e o interior traz costuras contrastantes em vermelho. Preços ainda não foram definidos.
>>Volkswagen Polo está prestes a sair de linha por causa da lei
>>Bizarro: Volkswagen vende 15 sedãs e 23 SUVs na China
>>Volkswagen cortará câmbio manual de alguns carros já em 2023