Aos poucos as montadoras chinesas estão encontrando uma nova maneira de invadir mercados disputados como o México. Por meio de marcas consagradas, elas estão vendendo seus carros livremente. Prova disso é a inédita Chevrolet S10 Max, que não tem absolutamente nada a ver com a S10 brasileira.
Anunciada para ser vendida no México em 2023, a Chevrolet S10 Max na realidade é uma Maxus T70. O modelo ainda nem chegou ao território latino, tanto que as fotos de divulgação foram feitas com Photoshop substituindo os logos da marca chinesa pelos da Chevrolet. Para tanto, a gravatinha da Chevrolet na grade está torta.
A GM anunciou que a S10 fake mexicana será vendida em versões chassi-cabine, cabine simples e cabine dupla. Ela substituirá a D-Max, que era uma picape Isuzu vendida pela Chevrolet na terra da tequila. Ela foi preterida sobre a Chevrolet S10 de verdade produzida no Brasil por conta do custo mais baixo.
Nem os motores são Chevrolet
A mecânica será toda fornecida pela Maxus, que pertence à Saic, parceira da GM na China. As duas opções são 2.0 quatro cilindros turbo, porém o motor diesel entrega 163 cv e 38 kgfm de torque. Já o gasolina vai a 213 cv e 35,7 kgfm. Vale lembrar que no Brasil a S10 verdadeira usa motor 2.8 turbo diesel de 200 cv e 51 kgfm de torque ou 2.5 flex de 197 cv e 27,3 kgfm.
A Chevrolet afirmou que o modelo contará com capacidade de carga para 1 tonelada. Além disso, terá tração 4×4 com bloqueio de diferencial, assistente de descida e de subida, além de seletor de modo de condução. O que não foi revelado, porém, é se a transmissão automática mostrada nas fotos será oferecida. No release, a marca se referiu apenas a uma caixa manual.
Vale lembrar que no México, a nova Chevrolet S10 Max ficará posicionada como picape de entrada da marca. O problema é que por lá, a GM faz uma verdadeira salada. A Silverado em versões basiconas é vendida com preço abaixo da Colorado, que é a versão americana da S10 brasileira.
Já as versões mais completas da Silverado são batizadas como Cheyenne, nome que foi cogitado para a nova geração da Montana. Apesar de mais barata que a picape média brasileira, não há chance alguma de que a S10 Max seja vendida no Brasil.
>>SUV Journey está de volta, mas ele é um falso Dodge
>>CAOA Chery tira Arrizo 5 de linha e Tiggo 2 está na berlinda
>>Chevrolet S10 Z71 mira off-road, acerta custo-benefício | Impressões