Pensar em algo como referência significa não necessariamente estar acima de todos ou ser o melhor, mas sim aquele que primeiro vem à mente quando se fala daquele tipo de produto. Entre os carros, isso claramente acontece.
Eles podem estar há um bom tempo no mercado ou serem recentes, o mais importante para esses carros é o status referência no seu segmento. E são justamente os carros da lista, os quais, quando se pensa em uma determinada categoria, são os que vêm direto à mente do público. Desse modo, conheça nessa lista os carros referência em suas respectivas categorias.
Hatch compacto – Hyundai HB20
Lançado em 2012, o HB20 marcou o renascimento da Hyundai no Brasil. Foi ele quem trouxe a ideia de hatch compacto com câmbio automático e até a central multimídia. Ele já teve diversas versões, até para homenagear a Copa do Mundo. Hoje, ele costuma dar as caras entre os carros mais vendidos do país todos os meses.
Sedã compacto – Chevrolet Onix Plus
Sedã mais vendido do Brasil há anos, o Chevrolet Onix Plus se tornou a grande referência da categoria. Hoje, ele traz todos os bons predicados da categoria: opção de motor turbo, ótimo espaço interno e conectividade. Pena que já passou da hora de ser reestilizado.
Sedã médio – Toyota Corolla
Este está no mercado mundial há mais tempo do que os smartphones. O Corolla chega em diversos países diferentes e continua transmitindo a imagem de solidez, confiabilidade e tranquilidade que os carros japoneses transmitem. No Brasil, a atual geração trouxe um marco de ser híbrido com tecnologia flex.
SUV compacto – Jeep Renegade
É inegável que este segmento não chamava atenção de ninguém, tanto é que o Ford Ecosport reinou por bastante tempo com folga. Só que, a situação mudou quando veio o , com a imagem de robustez e valentia off-road da Jeep. O irmão menor do Compass, sempre vendeu bem e tem até versão com tração 4×4, algo diferente nesta categoria.
SUV médio – Jeep Compass
Citado há pouco, o Compass já está em sua segunda geração aqui no Brasil. A primeira não era bem resolvida e não se deu bem. Contudo, a segunda geração brilha desde 2017, tanto é que ele é o SUV médio mais vendido do país há um bom tempo. Ele traz diversas novidades e tem até a variante híbrida 4xe.
Caminhonete compacta – Fiat Strada
Qualquer dúvida referente à categoria de picapes compactas que não tenha a Fiat Strada como resposta é heresia. Campeã entre os carros mais vendidos do Brasil, a italiana é referência em robustez e vocação para o trabalho. Ainda que, ultimamente, tenha passado a dar mais atenção para os clientes de passeio.
Caminhonete média – Toyota Hilux
Quer seja pela boa fama ou por todo legado construído há anos, ninguém consegue pensar em caminhonete média sem pelo menos a Toyota Hilux passar pela mente. Modelo mais vendido da categoria no mundo e no Brasil, ela é a rival que todas as concorrentes miram.
Que outro modelo é referência em sua categoria? Conte nos comentários
>>Mini oferece Cooper SE elétrico por R$ 199.990 em promoção