Fazer aniversário para algumas pessoas é uma data especial, mas esses carros já fizeram mais de 10 anos com a mesma geração. O que aconteceu com eles nessa década de vida foram atualizações em suas listas de equipamentos e até nos motores, já o visual passou sim por algumas idas para as clínicas estéticas. Mas, nada muito forte.
O modelo mais recente tem 9 anos na mesma geração, já os demais estão há mais de 11 anos com a mesma carroceria. Para haver a troca de geração entre os carros, é necessário haver algumas mudanças até na parte estrutural do modelo. Só que a plataforma pode continuar sendo a mesma, o importante é ser aperfeiçoada com o passar dos anos.
Volkswagen Saveiro – 2010
Essa picape compacta é um dos carros mais velhos à venda no Brasil. Baseada no finado Gol, a Saveiro tem sucesso na hora das vendas, mas já demonstra sinais de cansaço. Essa geração chegou em 2009 e já teve três reestilizações. Aliás, a mais recente foi apresentada em agosto.
Volkswagen Amarok – 2010
A caminhonete média foi criada para ameaçar a vida da Toyota Hilux. Contudo, sempre ficou restrita às posições de menos relevância no quesito vendas. Ela passou por pequenas modificações, mas em breve ela ganhará uma forte reestilização. É esperado que seu interior, muito criticado, ganhe grandes novidades.
Chevrolet S10 e Trailblazer – 2012
O SUV grande é derivado da caminhonete média de sucesso. Eles foram lançados nessa geração em 2012, época que os smartphones começaram a estourar. Pode-se esperar por uma grande reestilização em ambos modelos. Entretanto, não está nos planos da Chevrolet criar uma nova geração para a S10 e para o Trailblazer.
Chevrolet Spin – 2012
Por enquanto a Spin é o único carro do tipo minivan à venda no Brasil. Sua história é bem longa, pois o modelo chegou em 2012 por aqui e sofreu pequenas alterações em seu visual e lista de equipamentos. A Spin é tão guerreira que utiliza ainda o antigo motor 1.8 que equipava o Chevrolet Monza e sua plataforma é a GSV. Muito em breve ela ganhará uma reestilização forte e o Citroën C3 Aircross como rival.
Hyundai Creta – 2014
Desde que chegou ao Brasil, o irmão do HB20 só sabe fazer sucesso. Ele possui motores aspirados 1.6 e 2.0 e também o motor 1.0 turbo. Durante sua trajetória, ele ganhou uma reestilização, mas ainda possui a plataforma do finado sedã Elantra. Porém, sua segunda geração trouxe um design polêmico e que faz muitas pessoas torcerem o nariz quando o veem na rua.
Você tem algum desses carros na sua garagem? Conte nos comentários.
.
>>Ford leva Mustang de 800 cv e Ranger modificada ao SEMA