Para o brasileiro que ainda não está acostumado a medir o consumo dos carros elétricos em kilowatt-hora, saber que modelo é econômico ou não pode ser uma grande dificuldade. Por isso, o parametrizou as medidas de consumo entre todos os tipos de carros usando mJ/km.
Contudo, a tabela de consumo PBE divulgada todo ano conta com uma coluna de equivalência. Por lá, é possível saber a equivalência de consumo dos carros elétricos em km/l, que é a medida mais comum que usamos para saber do consumo de modelos a combustão. Com esses dados em mãos, descobrimos quais são os carros elétricos mais econômicos do Brasil
1°– BYD Dolphin
Além de ter mexido com todas as marcas que vendem carros elétricos no Brasil, o também é o mais econômico. Com consumo energético de 0,42 mJ/km, ele faz o equivalente a absurdos 51,9 km/l na cidade e 43,5 km/l na estrada. Com esses números, ele também é o carro mais econômico / eficiente à venda no Brasil.
2°– Renault Kwid E-Tech e Hyundai Kona
Empatados no segundo lugar, Renault Kwid E-Tech e Hyundai Kona estão a 0,02 mK/km de eficiência atrás do BYD Dolphin. O Renault faz o equivalente a 52,7 km/l na cidade e 39,6 km/l na estrada, enquanto o Hyundai marca 52,5 km/l na cidade e 40,6 km/l na estrada como medida equivalente.
3° – Fiat 500e
Um dos mais charmosos carros elétricos à venda no Brasil, o Fiat 500e é registrado na tabela do INMETRO com 0,46 mJ/km. Com isso, temos equivalente a 47,3 km/l na cidade e 40,4 km/l na estrada. É interessante notar que todos os carros elétricos, assim como os híbridos, são menos eficientes na estrada.
4º – CAOA Chery iCar, Chevrolet Bolt e Chevrolet Bolt EUV
Empatados em quarto lugar com 0,48 mJ/km de consumo energético, os irmãos Bolt e Bolt EUV da Chevrolet, além do minúsculo CAOA Chery iCar mostram fortes discrepâncias. O menor carro à venda no Brasil tem ótima eficiência na cidade, fazendo equivalente a 48,8 km/l, mas despenca a 36,8 km/l na estrada. Já os Bolt marcam 45,8 km/l e 47,2 km/l para cidade no hatch e no SUV, respectivamente, e 39 km/l e 38,2 km/l na estrada.
5° – Peugeot e-2008 e BYD D1
Fechando a lista, dois modelos bem opostos. O Peugeot e-2008 é um SUV, que está prestes a ser renovado por aqui, enquanto o BYD D1 foi feito para ser carro de aplicativo. Ambos marcam 0,55 mJ/km de consumo energético. Como resultado, o Peugeot faz 38 km/l na cidade e 35,1 km/l na estrada, enquanto o BYD marca 39,2 km/l na cidade e 34,2 km/l na estrada.
Você já está pronto para ter um carro elétrico? Conte nos comentários.
>>Rival do BYD Dolphin, GWM Ora 03 chega ainda em agosto
>>Dolphin da Chevrolet: Baojun Cloud estreia por R$ 65 mil
>>Renault Kwid E-Tech fica R$ 10 mil mais barato por causa do BYD Dolphin