A Stellantis cuida de diversas montadoras, entre elas a Chrysler e a Dodge. Só que, nem tudo são as mil maravilhas. A minivan Pacifica e o SUV Journey estão sendo investigados por uma série de reclamações e relatos de problemas. A situação preocupa especialistas por afetar mais de 290 mil unidades dos modelos juntos.
A Administração Nacional de Segurança de Tráfego Rodoviário dos Estados Unidos, está avaliando criteriosamente 26 questionários feitos por donos do Dodge Journey. As unidades do SUV produzidas entre 2018 e 2020, contam com uma câmera de ré que transmite ao condutor imagens distorcidas, borradas, piscando ou até mesmo uma tela preta ao engatar a marcha ré.
Como esse dispositivo funciona para a segurança e comodidade dos passageiros e do motorista, o setor de segurança rodoviária norte-americano quer avaliar as reclamações feitas e assim exigir da montadora um chamado de recall. Caso essa atitude seja necessária, ao menos 226.249 unidades do SUV deverão ir para as concessionárias e passarem por ajustes.
Perigo iminente
Além do Dodge Journey, a minivan Pacifica da Chrysler também está na mira dos federais. Só que, a minivan tem uma história diferente. Sua fabricante já fez um recall para corrigir alguns problemas na caixa de transmissão da Pacifica Hybrid montada entre 2017 e 2023. Os 67.177 modelos podiam ter perda de potência do motor e deixar o motorista em uma situação de perigo e provável acidente.
Em janeiro de 2023, Chrysler tomou conhecimento do problema e atualizou o módulo Power Inverter da Pacifica. Então, quando o modelo detectasse essa perda repentina de potência, passava a emitir um aviso no painel de instrumentos, alertando que o automóvel pararia de funcionar em breve. Todavia, esse alerta não especifica o quanto que um motorista pode rodar para encontrar um local adequado para estacionar e aqui a vida dos passageiros pode ser posta em perigo.
Dessa forma, os federais já avaliam os casos relatados deste problema tanto da Chrysler quanto da Dodge e podem pedir para ambas fabricantes realizarem o mais rápido possível recalls. Assim, todos os modelos envolvidos e seus respectivos passageiros não sofrerão nenhum dano e poderão trafegar em segurança.
Você já conhecia esses carros? Teria algum deles? Conte nos comentários
>>BMW R 1300 GS tem pré-venda anunciada a partir de R$ 99.900
>>CAOA desiste da Exeed no Brasil e desacredita nos elétricos
>>Apple desiste definitivamente de ter seu próprio carro elétrico