O carro voador da Xpeng, marca que tenta concorrer com a Tesla, fez seu primeiro voo público em Dubai nesta semana. A marca chinesa escolheu o modelo X2 (que não é um BMW, obviamente) para realizar o feito, após obter uma permissão especial de voo da agência de aviação civil de Dubai (DCAA).
Segundo a Xpeng, cerca de 150 pessoas assistiram ao voo de seu carro voador – que na verdade se parece mais com um drone gigante do que com um automóvel. Entretanto, este primeiro voo não foi tripulado. Durante 90 minutos, o veículo se apresentou no céu da ilha dos Emirados Árabes sendo controlado de maneira remota.
Dubai não foi escolhida à toa para receber a demonstração do modelo. Além de ter se tornado um local que é símbolo do luxo e dos avanços tecnológicos, o país árabe recebe a GITEX Global, uma importante feira de tecnologia. Tanto que uma apresentação técnica sobre o Xpeng X2 foi feita no evento.
Feito em fibra de carbono, o veículo é chamado de um carro voador de quinta geração. No entanto, já há um modelo de sexta geração em desenvolvimento e que será ainda mais avançado, de acordo com a marca. Seus motores são elétricos, o modelo pode atingir os 130 km/h e a autonomia máxima de sua bateria é de 35 minutos.
Agora, por mais que seja chamado de carro voador pela empresa, este tipo de veículo se parece mais com um helicóptero (ou um drone, como dito anteriormente). Oficialmente, esses modelos são classificados como eVTOL, sigla que significa “pouso e decolagem vertical à base de eletricidade” em inglês.
E, assim como qualquer outra aeronave, será preciso ter licença de piloto para comandar esses veículos. Portanto, não será dessa vez que você conseguirá escapar voando de um congestionamento com seu carro. Na realidade, os eVTOLs vão ter pontos específicos em que podem pousar e decolar, assim como os helicópteros atuais. Só que com um custo menor, já que são veículos mais simples.
>> Caminhão da Tesla finalmente ganha uma data de estreia
>> Carro voador patrocinado pela Toyota pode mudar rumo do automóvel