Se já era nítida a transformação da Chery no período pré e pós CAOA, agora a marca deixa evidente sua segunda grande fase de evolução. Desde o lançamento do e dos modelos Pro (Tiggo 7 Pro e Arrizo 6 Pro), a CAOA Chery tem aperfeiçoado seus modelos para torna-los verdadeiramente competitivos. E chega a hora do CAOA Chery Tiggo 5X Pro entrar em campo.
Substituindo o Tiggo 5X, o modelo Pro é, na realidade, a segunda reestilização do SUV compacto. Com cerca de 30 mil unidades produzidas no Brasil, ele ganha mais itens de série, acabamento mais refinado, novo câmbio e, claro, preço mais alto. As primeiro serão vendidos por R$ 154.990, mas o preço deve subir rapidamente como aconteceu com o Tiggo 7 Pro.
Motor
Tal qual antes, o CAOA Chery Tiggo 5X é equipado com motor 1.5 quatro cilindros turbo flex. Ele entrega 150 cv e 21,4 kgfm de torque, mas a marca chinesa promete melhoras no consumo. Foram feitas alterações para atender aos novos protocolos de emissões de poluentes do Pronconve L7.
Para ajudar na economia, a CAOA Chery trocou a transmissão automatizada de dupla embreagem com cárter seco, bem parecida com a caixa Powershift da Ford, pelo câmbio CVT. A transmissão continuamente variável com nove marchas simuladas já era usada nos sedãs Arrizo 5, Arrizo 6 e Arrizo 6 Pro.
Itens de série
Vendido somente na versão Pro, o Tiggo 5X 2022 traz luzes diurnas de LED, faróis full-LED, rodas de liga-leve de 18 polegadas, controle de tração e estabilidade, seis airbags, assistente de partida em rampa, piloto automático, bancos revestidos em couro, ar-condicionado digital de duas zonas e sistema de câmeras 360°.
Adiciona à lista e equipamentos banco do motorista com regulagem elétrica, sensor de estacionamento traseiro, acendimento automático dos faróis, modos de condução eco e sport (alô Ford EcoSport), assistente de descida, chave presencial, painel de instrumentos digital, central multimídia com Android Auto e Apple CarPlay e teto solar panorâmico.
O que mudou
Reestilização mais pesada pela qual o CAOA Chery Tiggo 5X já passou, o modelo ganhou ares mais sofisticados por fora, mas principalmente por dentro. Toda a cabine é compartilhada com os irmãos Tiggo 7 Pro e Tiggo 8, o que inclui o painel digital, central multimídia flutuante, console central alto e revestimento macio ao toque nos quatro cantos.
A qualidade da cabine aumentou consideravelmente, assim como o visual, que é mais moderno e elegante. Há ainda manopla de câmbio estilo joystick que recentemente chegou ao Arrizo 6, além de elementos que imitam aço escovado no console como diferencial para os irmãos maiores. Por fora, a mesma inspiração nos irmãos maiores, em especial no Tiggo 7 Pro.
O Tiggo 5X Pro traz nova grade frontal com losangos dotados de pequenos pontos cromados. O para-choque é totalmente novo e há luzes de LED nas laterais. Faróis e lanternas traseiras não mudam, assim como o para-choque traseiro. A CAOA Chery preferiu não adotar o nome Chery estampado na tampa traseira como fez na china em favor do logo oval como antes.
>>Jeep Commander: líder categoria vende o dobro do CAOA Chery Tiggo 8
>>Exclusivo: Chery terá picape maior que a Fiat Toro em 2025
>>Em menos de 15 dias, CAOA Chery aumenta preços de Tiggo 7 e Tiggo 8