Desde que ultrapassou a Tesla em vendas globais de carros eletrificados, a BYD não parou mais. Prova disso é que a marca chinesa vai expandir ainda mais sua cadeira global e quer, indiretamente, usar a Ford para isso. A ideia da BYD agora é comprar duas fábricas da Ford, uma no Brasil e outra na Alemanha.
Há tempos a marca chinesa está de olho na fábrica de Camaçari, Bahia, onde a Ford produzia Ka e EcoSport. A planta está desativada desde 2021 e foram alvo de negociações de diversas montadoras. Contudo, informações recentes indicam que a BYD pretende comprar uma parte da fábrica para produzir seus carros elétricos e híbridos aqui no Brasil.
Hoje ela possui fábricas de ônibus elétricos e de baterias no nosso país. A expansão com a antiga planta da Ford em Camaçari seria para aumentar o volume de vendas, exportar para a América Latina e depender menos da produção na China. Já para a Europa, os planos são tão ousados quanto.
BYD Focus?
Recentemente a BYD começou a vender seus carros por lá, iniciando com Tan e Han, tal qual começou no Brasil. A marca também já levou o Yuan Plus para a Europa, que demorou mais tempo para fazer sua estreia em solo brasileiro e só chegou no final do ano passado. Contudo, para colocar em prática seu rápido plano de expansão, ela precisa de uma fábrica.
A Tesla já tem fábrica na Europa e a rival chinesa não quer ficar para trás. Por isso, segundo reportagem do , a marca chinesa quer comprar a planta alemã de Saarlouis. O local terá o fim da produção dos modelos Ford em 2025, quando o Focus será tirado de linha. Depois, era quase certo que a marca do oval azul fecharia a linha.
Por isso, a BYD está de olho na fábrica alemã. A reportagem do Automotive News Europe, inclusive, afirma que executivos da Ford irão para a China na semana que vem para discutir com a BYD as linhas do acordo para a compra da fábrica alemã.
>>Seagull, o BYD elétrico de R$ 45 mil, é revelado antes da hora
>>BYD lança SUV 4×4 de 1.000 cv e supercarro elétrico
>>BYD Song Plus é o pesadelo do Jeep Compass 4xe | Impressões