A BYD segue seu plano de expansão mundial. Prova disso é que a fabricante chinesa tem estudado novos locais para construir fábricas, para aumentar a sua capacidade de produção. E um dos alvos era uma antiga fábrica da Ford, mas ao que tudo indica, o negócio esfriou.
De acordo com o site , a fabricante chinesa estava negociando com a Ford a compra da planta de Saarlouis, na Alemanha. No entanto, uma entrevista recente da vice-presidente executiva da BYD, Stella Li, jogou um balde de água fria nessa possibilidade.
Em entrevista para a Bloomberg, Stella Li disse que a empresa chinesa não está focada nas instalações de outras marcas. Em vez disso, o objetivo da BYD é construir novas fábricas próprias, e que estudos de viabilidade estão em curso, para saber se essas novas construções serão feitas.
A fala representa uma mudança clara no rumo das negociações, além de gerar um grande problema para a Ford. Assim como aconteceu no Brasil, a montadora norte-americana decidiu fechar fábricas que não davam lucro em outros países. É o caso dessa fábrica na Alemanha, que teve o fechamento anunciado há algum tempo.
Em contrapartida, a BYD pretende crescer sua participação na Europa, e já anunciou que pretende vender seus veículos em diversos países. Além da própria Alemanha, a fabricante quer iniciar as operações na Suécia, Noruega, França e na Inglaterra.
Para isso, é possível que mais de uma fábrica seja construída no continente europeu, mas sem nenhum país ter sido apontado como possível sede das operações.
>> BYD quer comprar fábricas da Ford no Brasil e na Alemanha
>> Seagull, o BYD elétrico de R$ 45 mil, é revelado antes da hora