Entre vários modelos da própria BYD e de outras submarcas chinesas, a Build Your Dreams lançou vários conceitos no Salão do Automóvel de Xangai, que acontece na China. Entre eles há até mesmo um grande SUV que flutua na água e um elétrico de entrada que deve ser o mais barato do Brasil em 2024. Um esportivo capaz de pular e andar somente com três rodas, e um SUV que copiou o Porsche Cayenne, também estão entre os destaques.
Yangwang U8
Essa é uma submarca da BYD, que tem como foco o mercado dos elétricos de luxo. Entre os conceitos apresentados, o que desperta surpresas é o SUV off-road chamado de U8. Já em pré-venda, o modelo chama atenção primeiramente pelo design bem ousado na dianteira.
Com uma imensa grade frontal que se incorpora ao sistema de iluminação (também muito grande), ele tem um visual bem quadrado no geral. O modelo é desenvolvido sobre a plataforma e4 e tem a suspensão hidráulica inteligente, nele chamada de BYD DiSus-P.
Contudo, o que mais impressiona é que ele é capaz de girar em , além de . Assim ele consegue ser um grande (literalmente) modelo off-road. Com 1.115 cv e mais de 165 kgfm, sua aceleração fica em só 3,6 segundos.
Yangwang U9
A montadora chinesa também apresentou o U9, esportivo que já havia sido revelado anteriormente. Ele possui potência acima dos 1.000 cv, e como destaques impressionantes, o modelo que lembra os carros da McLaren pode ou até mesmo saltar.
Assim ele consegue ficar a alguns centímetros acima do chão, além de se movimentar sozinho . Isso se deve à suspensão adaptativa DiSus-X. Seu 0 a 100 km/h é feito na casa dos 2 segundos.
BYD Song L
Agora de fato na marca BYD, temos entre os conceitos apresentados, o Song L. Rival direto do Tesla Model Y, ele tem um design com caimento cupê na traseira. Conforme mostramos aqui no Auto+ anteriormente, um teaser foi divulgado recentemente pela montadora.
Na ocasião foi possível notar as lanternas muito semelhantes com a do Porsche Cayenne Coupe. Agora com todo o visual revelado, podemos ver que a dianteira se destoa muito do Porsche, mas a traseira claramente teve o alemão como base. Apesar de ainda ser um protótipo, a versão de produção deverá estrear no final desse ano.
Na verdade posicionado entre o Song Plus e o Tan, o modelo tem porte próximo a um Jeep Commander. O SUV também possui a suspensão ativa dos luxuosos Yangwang, mas provavelmente conta com uma operação mais simples. Ela é chamada de DiSus-A neste caso.
BYD Seagull
Ao contrário do Song L, que é baseado na série de design Dynasty (assim como o Han e o Tan), o elétrico Seagull faz parte da linha de design chamada de Ocean. Outro modelo que pertence a essa gama é o Seal.
O pequeno Seagull é construído sobre a arquitetura e-Platform 3.0, assim como o elétrico Yuan Plus oferecido em nosso país. Inclusive, esse novo modelo compacto já foi confirmado para o Brasil. Ele deve chegar no ano que vem, com a possibilidade de ser o elétrico mais barato do nosso mercado.
Visando ser um modelo urbano, ele é posicionado abaixo do Dolphin, que também chegará ao nosso país em breve. A potência é de 75 cv, enquanto o torque é de 13,7 kgfm. Já as baterias podem possuir capacidade para 30 kWh ou 38,8 kWh.
BYD Chaser 07
Apesar do foco em modelos puramente movidos a eletricidade, a BYD também mostrou em Xangai o Chaser 07. Com fortes influências do Seal no design, ele logicamente também pertence à família Ocean. O porte é próximo a outro irmão de marca, o Han.
O conjunto mecânico híbrido pode ser composto pelo motor 1.5 aspirado ou turbo, trazendo então duas opções de potências diferentes. Também estão disponíveis duas opções de baterias, entregando uma autonomia no modo 100% elétrico de até 121 km ou 200 km (ciclo de testes NEDC).
>> BYD anuncia que terá fábrica na Bahia, mesmo que não seja a da Ford
>> BYD Yuan Plus aproxima SUVs a combustão e elétricos | Avaliação
>> Novo BYD Song Plus totalmente elétrico tem fotos reveladas