A primeira invasão chinesa, ocorrida há cerca de 15 anos, teve como protagonistas Effa, Lifan, Chery e JAC. Depois, mais recentemente, tivemos GWM e BYD como as grandes estrelas. Mas as marcas chinesas estão prestes a fazer uma nova onda de invasão no Brasil, pois ao menos 11 marcas estão confirmadas para o nosso mercado.
A grande maioria das marcas chinesas terá o início de suas operações feitas no Brasil em 2024. Contudo, da lista, três já fizeram evento de lançamento, formalizando as coisas e apresentando seus produtos aos jornalistas. Por isso, separamos uma lista com todas as marcas chinesas que virão ao Brasil e que carros devem trazer.
Omoda
Braço internacional da Chery, a está pronta para a estreia. A marca venderá o SUV 5 em versão elétrica e a combustão. A pretensão da marca é produzir localmente seus modelos, inclusive aproveitando a fábrica de Jacareí, que hoje pertence à CAOA. Atualmente o único modelo da marca cotado para o Brasil é o SUV cupê.
Jaecoo
Assim como Jaguar e Land Rover atuam juntar, Omoda e Jaecoo terão operação unificada no Brasil, mas com modelos bem diferentes. A Jaecoo apostará em carros com pegada mais off-road e modelos maiores. O 7 é um SUV parrudo e quadrado, enquanto o 8 nada mais é que o Tiggo 9 com grade diferente. E a CAOA Chery vai vender o Tiggo 9 aqui.
Leapmotor
Apesar de ser uma das várias marchas chinesas pouco conhecidas, a Leapmotor vai chegar forte no Brasil. Isso porque a fabricante será representada pela Stellantis, ou seja, terá toda força e conhecimento dos mesmos executivos que cuidam da Fiat e, atualmente, estão salvando Peugeot e Citroën. A marca já testa um hatch elétrico e um SUV híbrido por aqui.
MG
Apesar de ser tecnicamente uma marca britânica, a MG é mais uma das marcas que se tornaram chinesas por concentrarem toda a sua produção no país oriental e serem controladas por uma empresa local. A MG já passou pelo Brasil rapidamente, mas agora virá com representação oficial e mais força de mercado.
Zeekr
Outra das marcas chinesas que já apresentou seus carros à imprensa nacional, a Zeekr nasceu a partir do desmembramento de modelos da Lynk&Co, marca originalmente destinada a ser intermediária entre Volvo e Geely. A Zeekr é focada em modelos totalmente elétricos e tem refinamento acima da Volvo, prova disso é o Zeekr X contra o Volvo EX30.
Radar / Riddara
A ser representada no Brasil por um grupo empresarial responsável por trazer maquinário pesado, a Riddara é outra marca da Geely que será oferecida no Brasil. Originalmente chamada de Radar, a caminhonete elétrica com porte de Ford Ranger, mas construção monobloco como uma Fiat Toro, tem versões com até 600 km de autonomia.
GAC
Presente fortemente em outros países da América Latina, a GAC era uma das marcas chinesas que tinha pretenção de entrar nos EUA, mas falou. Agora, ela quer invadir o Brasil com modelos da linha Trumpchi e Aion. Há até conversas sobre uma fábrica no estado do Amapá, o qual nunca fabricou carros.
Polestar
A antiga divisão de esportivos da Volvo se transformou em marca e quer vir ao Brasil para enfrentar a irmã. Com uma linha recheada de SUVs elétricos e modelos esportivos, a Polestar deve se apoiar na fama feita pelos Volvo apimentados para ter força no país. Ela virá com operação separada da Riddara e da Zeekr.
Neta
Com modelos apresentados no Brasil e promessa de fábrica, a é considerada uma das marcas chinesas ainda estreantes no mercado. Ela é focada em carros elétricos, mas tem híbridos também. O nosso país receberá uma linha completa de modelos, que inclui o esportivo Neta GT.
Denza (Yangwang e FangChengBao)
Ainda que tecnicamente sejam três marcas, a BYD oferecerá os modelos de luxo da Yangwang e da FandChengBao no Brasil através da Denza. A informação foi confirmada por Stella Li, CEO da BYD das Américas durante o lançamento da Shark. As concessionárias não serão divididas com a BYD, vale ressaltar.
Foton
Ainda que atue no mercado brasileiro com caminhões e veículos comerciais, a Foton vai fortalecer sua operação por aqui com caminhonetes semi-híbridas diesel. Elas já foram apresentadas ao público e vão enfrentar outras conterrâneas como JAC Hunter, GWM Poer, BYD Shark e Riddara, já confirmadas para o nosso mercado.
Qual outras marcas chinesas você gostaria de ver no Brasil? Conte nos comentários.