Os novos Audi RS 5 Competition Plus e RS 5 Competition Plus Track acabam de chegar ao mercado brasileiro com mais desempenho que a versão anterior. As novidades ficam por conta de uma motorização e transmissão recalibradas, melhorando a performance.
Já em pré-venda, os modelos esportivos da Audi estão mais rápidos. O motor continua o 2.8 V6 Biturbo, que rende 450 cv entre 5.700 rpm e 6.700 rpm. O torque também permanece com seus 61,2 kgfm entre 1.900 rpm e 5.000 rpm. A transmissão é automática convencional de 8 marchas.
Contudo, por conta de uma recalibração no conjunto mecânico, agora a prova de 0 a 100 km/h é realizada em 3,8 segundos. Com isso, diminuiu o tempo em 0,1 segundo em relação ao modelo anterior. A velocidade máxima pulou de 280 km/h para 290 km/h.
A nova linha RS 5
Além da tração integral Quattro com foco no desempenho, o Audi RS 5 também emprega suspensões esportivas RS Pro. Ela permite que a altura do veículo seja ajustada manualmente em até 10 mm, além de que o modelo já sai de fábrica 10 mm mais baixo que o anterior.
Os amortecedores são ajustáveis em três vias e os estabilizadores ficaram mais rígidos. O escapamento esportivo RS Plus também é novo e conta com ponteiras em preto fosco. Essa modificação conseguiu reduzir cerca de 8 kg no peso do carro.
Essa nova linha do esportivo RS 5 está disponível em duas configurações de acabamento, sempre na carroceria Sportback. A primeira é a Competition Plus e a segunda é a Competition Plus Track. De acordo com a montadora alemã, uma das diferenças entre elas fica por conta dos bancos.
Na versão de sobrenome Track eles são no formato concha RS e fornecidos pela Sabelt. Com ajustes manuais e revestimento em couro, os bancos trazem até mesmo microfibras com 45% de fibras PET recicladas em seu material.
A pintura externa Preto Sebring entra no portfólio de cores do modelo, que já contava com o Azul Navarra, Azul Turbo, Branco Geleira, Cinza Daytona, Cinza Nardo, Preto Mito, Verde District, Verde Sodoma e Vermelho Tango.
Curiosamente, ambas as versões são oferecidas exatamente pelo mesmo valor. Já em regime de pré-venda nas 40 concessionárias da Audi no Brasil, elas estão sendo vendidas por R$ 849.990.
>> Audi vai mudar o nome de quase todos os seus carros
>> Audi quer fazer um SUV parrudo contra Classe G e Defender