A VW e a Audi anunciaram o recall de 261.257 veículos devido a um potencial vazamento de combustível nos Estados Unidos. Segundo o Relatório de Recall de Segurança, alguns modelos de tração dianteira estão equipados com um selo de bomba de jato de sucção que pode apresentar falhas.
De acordo com informações fornecidas pelo governo, o problema está relacionado a uma questão de fabricação, em que os anéis de vedação dentro da bomba de jato de sucção no tanque de combustível foram montados com muita tensão. Isso pode resultar no fluxo direto do combustível para o sistema de emissões evaporativas, causando acúmulo e possíveis vazamentos através do elemento do filtro do canister de carvão ativado.
Além disso, a NHTSA (Administração Nacional de Segurança do Tráfego nas Rodovias dos Estados Unidos) alertou que os proprietários dos veículos afetados podem enfrentar dificuldades ao abastecer ou sentir um odor perceptível de combustível, aumentando assim o risco de incêndio.
Vale ressaltar que esse problema não é recente e afeta tanto a bomba original quanto uma versão aprimorada – conhecida como Versão 1.1 – que já havia sido objeto de um recall anterior. Apesar de uma análise inicial das reclamações ter demonstrado que a versão aprimorada apresentava um desempenho significativamente melhor do que a versão anterior, exames posteriores indicaram uma taxa aumentada de falhas, levando a Volkswagen a tomar a decisão de realizar um novo recall.
Modelos da VW e Audi afetados
Diversos modelos de veículos são afetados por esse recall, incluindo o Audi A3 Sedan (2015-2020), Audi A3 Cabriolet (2015-2019), Volkswagen Jetta GLI (2019-2020), Golf Sportwagen GP (2018) e Golf GTI (2015-2020), além de variações de alguns desses veículos.
Como parte do recall, a Volkswagen irá substituir a bomba de jato de sucção por uma versão redesenhada, sem nenhum custo para os consumidores. Essa nova bomba, conhecida como Versão 2.0, incorpora diversas alterações e melhorias, visando garantir a segurança dos veículos.
Os proprietários dos veículos afetados serão contatados pela montadora e orientados sobre como proceder para realizar a substituição da bomba. É essencial que os consumidores atendam prontamente ao recall para evitar quaisquer riscos associados ao vazamento de combustível.
Lembrando que como o problema aconteceu nos EUA, pode ser que as unidades desses carros vendidas no Brasil não sejam afetadas. Entretanto, será necessário aguardar um posicionamento das marcas quanto a isso.
Acha que as marcas estão tendo mais casos de recall nos últimos anos? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Porsche confirma interesse em produzir supercarro elétrico
>> Milhares de carros do grupo VW são apreendidos por peças ilegais
>> Wilsinho Fittipaldi morre aos 80 anos