Assim como grande parte das montadoras, a Honda também tem uma marca de luxo, que inclusive acaba de lançar um novo esportivo. O Acura Integra Type S chama atenção por ser, basicamente, a versão sedã do Civic Type R. Porém, o modelo consegue ser ainda mais potente, apesar de mais pesado.
O sedã Integra Type S, além do nome parecido com o modelo da Honda, também compartilha a plataforma, sistema de freios e exatamente o mesmo conjunto mecânico com o Civic Type-R. A única diferença fica na potência, mas até o torque é idêntico.
Acura Integra é um Civic Type R de luxo?
Podemos dizer que basicamente sim. Isso porque o nível de semelhança entre os dois esportivos é bem grande. O design é o que mais difere entre eles. Afinal, o Integra traz um visual mais sofisticado e até menos ousado que o Civic na traseira. O grande aerofólio do Honda é dispensado no Acura.
Entretanto, a tripla saída de escapamento, que por sinal é bem chamativa, continua. Podemos dizer até que o Integra é mais equilibrado no quesito visual esportivo, pois as lanternas horizontais e o caimento cupê dão a ele uma sensação mais natural de agressividade.
Já na dianteira, o modelo mais sofisticado chega a ser também mais agressivo. A grade tem um formato mais arrojado, ao contrário das linhas horizontais e sóbrias do Civic. O para-choque também emprega molduras mais marcantes, com detalhes em black piano.
No interior os modelos são bem parecidos. Enquanto o Honda emprega linhas mais sóbrias, o Acura traz mais modernidade e esportividade. A parte boa é que o Integra não exagera no interior, apesar de amplos acabamentos em branco ou vermelho.
Potência extra é inútil?
O Integra Type S utiliza o mesmo conjunto mecânico do Civic Type R. Ele é composto por um motor 2.0 turbo à gasolina e pela transmissão manual de 6 marchas. Ele também compartilha o sistema de freios dianteiros com o Honda, assinado pela Brembo. A suspensão é adaptativa e preparada para o melhor desempenho.
A diferença fica então no número de potência. No Acura são 324 cv atingidos aos 6.500 rpm, enquanto no Civic a potência máxima é de 319 cv, obtidos na mesma faixa de rotação. Apesar disso, até mesmo o torque é igual: 42,8 kgfm em ambos, disponíveis entre 2.600 rpm e 4.000 rpm. Em ambos a tração é sempre dianteira.
Infelizmente a Acura e a Honda não informam os números de desempenho de seus esportivos. Sendo assim, lamentavelmente não sabemos se há diferença entre o Integra e o Civic nas provas de 0 a 100 km/h e velocidade final. Contudo, como o sedã é 14 kg mais pesado, imagina-se que a vantagem na potência seja praticamente anulada.
Lançamento
Com foco no mercado americano, o Acura Integra Type S será produzido exclusivamente na planta de Marysville, em Ohio. Os preços do modelo esportivo ainda não foram revelados, e isso deve acontecer somente em junho, quando começará a ser vendido. Como a Acura não atua no Brasil, ele não virá.
>> 330 mil carros da Honda podem perder o espelho retrovisor
>> Civic híbrido é o melhor Civic, mesmo eletrificado | Impressões
>> Honda apresenta dois novos SUVs elétricos quase idênticos