Segurança é algo muito importante, por isso órgãos como Latin NCAP, Euro NCAP e IIHS existem para balizar a segurança dos veículos. Por muito tempo, os carros chineses eram estigmatizados como inseguros e ruins, mas a presença de 16 modelos cinco estrelas de marcas originalmente chinesas surpreende. Desses, cinco estão no Brasil.
Testados no Euro NCAP, os , , e , além do GWM Ora 03 têm cinco estrelas no Euro NCAP. Há também o , que é a versão reestilizada do Song Plus, o que tecnicamente poderia aumentar a lista de carros chineses vendidos no Brasil com cinco estrelas para cinco. Dentre todos, o Seal é o que tem as notas mais altas.
Em breve por aqui
Outro que tem 5 estrelas é o Omoda C5, modelo que em breve será vendido no Brasil. Ele já está presente em alguns mercados europeus e desembarca no nosso país em 2024 em uma marca independente criada pela Chery, mas que por aqui não terá qualquer tipo de participação da CAOA.
Depois das mudanças de planos da GWM para o Brasil, poderemos ter também mais dois modelos 5 estrelas no Euro NCAP. Os SUVs Coffe 02 e Coffe 01 da marca Wey, divisão de luxo da GWM, gabaritaram nos testes com nota bem próxima à do Ora 03, que também é cinco estrelas.
Longe do Brasil
A lista de chineses com cinco estrelas traz ainda modelos não conhecidos pelo brasileiro. Um deles é o Smart #3, um SUV cupê de porte compacto feito com plataforma de . A marca agora é metade do grupo Geely e outra metade da Mercedes-Benz e trocou sua vida de microcarros por uma nova família de SUVs elétricos.
Há ainda o Lynk & Co 01, um modelo criado pela marca intermediária entre Volvo e Geely. O SUV, que é comercializado sob aluguel na Europa, tem plataforma de Volvo XC40. A lista ainda tem os Xpeng G9 e P7, além dos Nio EL7, ET5 e ES8. Há ainda a minivan elétrica Maxus MIFA 9.
Qual desses carros chineses você cogitaria ter? Conte nos comentários.
>>Black Friday da GWM tem oferta para Haval H6 e Ora 03
>>5 carros que foram forjados pela lei
>>Terror da CAOA, Omoda e Jaecoo já venderam 134 mil carros