O VW T-Cross não é um projeto exclusivo do Brasil, sendo vendido em outros mercados também, como o europeu e na Índia. No país asiático, ele utiliza outro nome, sendo comercializado como Taigun, só que um projeto estudantil modificou completamente o SUV, transformando-o em uma caminhonete.
A modificação é bastante curiosa, já que utiliza boa parte da carroceria original do T-Cross indiano. Até o entre-eixos permanece o mesmo, mas a maior alteração, obviamente, foi na traseira, com uma caçamba sendo enxertada da maneira que deu. O resultado visual não ficou dos melhores, inclusive.
Afinal, como o entre-eixos se manteve o mesmo, a caçamba tem um balanço traseiro imenso. Não tem nem como disfarçar que ela foi encaixada ali da maneira mais simples possível. E, claramente, essa caçamba é meramente ilustrativa. Afinal, a impressão é que se algum peso for colocado ali, a seção traseira vai cair imediatamente.
Outro ponto curioso, e que chama a atenção dos brasileiros, é que a caçamba enxertada no VW T-Cross utiliza peças do Virtus. Basta ver o desenho da lanterna. É bem possível que até mesmo a tampa seja emprestada do sedã, mas infelizmente não há nenhuma imagem que mostre a traseira de maneira clara.
VW T-Cross caminhonete
Apesar das proporções exóticas, o VW T-Cross picape foi feito por meio de um projeto interessante. A Volkswagen da Índia tem um programa que visa introduzir estudantes na realidade de uma fabricante. Por isso o modelo foi apresentado pela própria marca, mas evidentemente não vai se tornar uma versão de produção.
Quer dizer, ao menos não assim. Afinal, a Volkswagen trabalha no projeto 257, que será uma caminhonete intermediária, como a Fiat Toro. Ela vai utilizar a plataforma MQB A0, a mesma do VW T-Cross, mas certamente não terá um visual desproporcional como o conceito indiano. Ela também não deve ser parecida com a Tarok mostrada no Salão do Automóvel de 2018.
A nova caminhonete da Volkswagen deve ser lançada em 2026, mas já roda em testes pelo Brasil, utilizando uma carroceria de um Virtus como mula. Pensada para ficar entre Saveiro e Amarok, ela deve ter um porte semelhante ao da Chevrolet Montana, sendo menor que a Toro, portanto.
O que achou do VW T-Cross convertido em caminhonete? Deixe nos comentários a sua opinião.