Se você acha que a é a rainha dos , talvez deva rever seus conceitos. Afinal, a são 34 SUVs da Volkswagen atualmente vendidos no mundo todo. Existem modelos presentes nos quatro cantos do mundo, como o Tiguan. enquanto outros são globais, mas com variantes locais, com o T-Cross. Confira todos eles:
Brasil
Berço de desenvolvimento de três dos SUVs da Volkswagen vendidos no mundo, o Brasil tem cinco modelos ao todo: Nivus, T-Cross, Taos e Tiguan, além do futuro Tera, que complementará a família. Vale lembrar que o Taos nacional tem visual diferente do americano, mas foi desenhado aqui.
Além disso, o nosso T-Cross tem visual igual ao europeu, mas entre-eixos esticado como os modelos chineses e indiano. Já o Nivus tem estilo único em nosso mercado, mas deve ser adotado, em breve, pelo seu gêmeo europeu, o Taigo. Já o Tiguan é de geração anterior, mas também é oferecido nas Américas. Entretanto, o ID.4 não entra na conta só é alugado.
América do Norte
É óbvio que a terra dos SUVs teria a dominância desta categoria dentro da Volkswagen. Contudo, países como EUA e Canadá contam com a mesma quantidade de utilitários que o Brasil. Ao todo são cinco: Atlas, Atlas Cross Sport, Tiguan e Taos. O ID.4 não é vendido, apenas alugado, por isso não conta.
Vale lembrar que o Tiguan americano, também produzido no México, é idêntico ao nosso. Já o Taos dos americanos tem visual diferente pois já foi reestilizado. Já Atlas e Atlas Cross Sport compartilham muito com os chineses Teramount e Teramount X, mas possuem visual único.
Europa
No continente original, a quantidade de SUVs da Volkswagen é bem grande. Ao todo são oito SUVs. Só que a lista foi expandida recentemente com a chegada do Tayron. Aliás, o Tiguan por lá já foi renovado há tempos, mas só tem cinco lugares. A VW ainda tem Nivus e T-Cross, como no Brasil.
Mas, por lá, o Nivus se chama Taigo. Já o T-Cross é encurtado porque usa entre-eixos de Polo, não de Virtu, como no Brasil. Além disso, a marca ainda conta com o T-Roc, seu carro mais vendido no continente Europeu, além do luxuoso Touareg. Os elétricos ID.4 e ID.5 fecham a lista.
China
Dentre todos os países, o que mais tem SUVs da Volkswagen é a China. Ao todo são 21. Entre os elétricos, a marca oferece o ID.Unyx (que é o Cupra Tavascan), ID.4 Crozz, ID.4 X (com visual diferente), ID.6 Crozz e ID.6 X. Entre os modelos globais, a China conta com Tiguan L Pro (nova geração europeia), Tiguan L, Tiguan e T-Roc.
O T-Cross também está na China, mas em três variantes: T-Cross, Taqua e Tharu XR. Já o Taos se chama Tharu. Porém. a geração antiga do Tayron segue à venda, junto da versão cupê chamada de Tayron X. A marca ainda conta com os gigantes Tavendor, Teramount, Teramount X, Talagon e Touareg. Além do Tiguan X, versão cupê que só existe lá.
Índia
Mercado que tem se tornado bem importante para a Volkswagen, a Índia tem quatro SUVs. Só que, por lá, o Tiguan velho segue, mas com entre-eixos alongado. Além disso, o ID.4 é oferecido para venda. Os indianos contam também com o T-Cross rebatizado de Taigun e com visual bem diferente do nosso.
Qual seu modelo preferido dentre todos os SUVs da Volkswagen? Conte nos comentários.