Se você acha que o futuro de carros autônomos está longe, saiba que a BMW dá passos bem largos com essa tecnologia.
Em um novo vídeo, a BMW demonstra como está avançado seu sistema de condução autônoma em seus carros de uma maneira curiosa: um Serie 7 dirige sozinho em uma estrada digna de filme de terror e freia assim que uma mulher (bem semelhante a personagem Samara do filme “O Chamado”) para em frente ao carro no meio da via. O resultado hilário você vê no vídeo abaixo:
A brincadeira é interessante, mas o propósito da BMW é sério: a intenção é que os pesquisadores recolham cerca de 5 milhões de quilômetros de dados de condução reais com sua frota de Série 7 durante os testes.
A ideia da BMW é promover o desenvolvimento de suas tecnologias autônomas, coletando cerca de dois milhões de quilômetros de inúmeros cenários, entre outros fatores ambientais que serão estudados e extraídos. A partir dessas informações (e seu reprocessamento), a fabricante vai melhorar seu entendimento sobre as funções que os veículos autônomos precisam.
Recentemente a BMW anunciou a plataforma BMW Group High Performance D3 (Desenvolvimento Orientado a Dados), que será a parte central de pesquisa da empresa para reunir grandes quantidades de dados e, assim, mapear a complexidade e a variedade de situações de tráfego que os próximos veículos autônomos vão encontrar.
Atualmente, a BMW está testando cerca de 80 modelos autônomos da Série 7 em toda a costa oeste dos EUA, Alemanha, Israel e China. Com isso, o objetivo da fabricante é aumentar sua frota para aproximadamente 140 carros até o final de 2019.
Veja mais:
>> BMW M5: veja qual tempo o sedã virou em Interlagos
>> Novo BMW Série 3 desembarca no Brasil em março por R$ 269.950