É comum que os carros durem cerca de oito anos, ganhando uma nova geração depois disso ou sendo substituídos por algum outro modelo. Há casos que duram menos, outros que duram mais, só que esses modelos aqui extrapolaram qualquer estatística. E ainda existe um deles que continua sendo produzido.
VW Fusca: 1938 – 2003 (65 anos)
O Volkswagen Fusca durou bastante tempo, e isso porque estamos apenas considerando o modelo original. Projetado na Alemanha nazista nos anos 1930, o besouro ganhou o mundo após o final da Segunda Guerra, se tornando um dos carros mais populares da história. O capítulo final de sua produção foi no México, que encerrou a fabricação apenas em 2003, sete anos depois do fim definitivo do Fusca no Brasil.
VW Kombi: 1949 – 2013 (64 anos) e Morgan 4/4: 1955 – 2019 (64 anos)
Assim como o Fusca, a Kombi também foi bastante longeva, sendo que o Brasil foi o último país do mundo a encerrar a fabricação, em 2013. Por aqui, ela foi produzida por 56 anos, sendo o primeiro veículo da Volkswagen fabricado no mercado brasileiro.
Empatado com a Kombi, o Morgan 4/4 pode não ser tão conhecido quanto a velha senhora, mas ele é um dos carros mais clássicos da Inglaterra. Tanto que só saiu de linha em 2019, há cerca de quatro anos. E a carroceria pouco mudou ao longo desses 64 anos, mantendo o estilo clássico dos anos 1950.
Hindustan Ambassador: 1957 – 2014 (57 anos)
Outro clássico britânico, o Hindustan Ambassador iniciou sua vida como Morris Oxford na terra do Rei Charles, mas se tornou quase imortal na Índia, onde adotou este novo nome. Sem grandes mudanças ao longo dos anos, ele resistiu o quanto pôde, mas no fim de sua história, o mercado indiano já havia mudado completamente, e as vendas estavam em baixa, encerrando o ciclo do modelo.
Lada Niva: desde 1977 (45 anos até agora)
Este é um dos carros que ainda podem escalar mais na lista. Fabricado desde 1977, o Lada Niva ainda é fabricado na Rússia, sendo um dos jipes mais populares de lá. Sua trajetória começou na antiga União Soviética, mas o modelo resistiu ao fim do governo socialista e continua firme e forte. Resta saber o que vai durar mais: os intermináveis mandatos de Vladimir Putin, ou a fabricação do Niva.
Citroën 2CV: 1948 – 1990 (42 anos)
O Citroën 2CV é o mais perto que a França teve de ter um Fusca. Extremamente simples e leve, o carrinho se tornou uma lenda por ser bastante fácil de reparar, além de ser barato e um dos projetos mais legais da história da Citroën. Seu teto era de lona e podia ser baixado, mas não por ser algo sofisticado, e sim por ser mais barato do que colocar uma chapa de metal ali. O 2CV cruzou fronteiras, foi produzido na Argentina também, mas encerrou sua jornada em Portugal, quando saiu de linha em 1990.
Lembra de outros carros que duraram bastante tempo no mercado? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> 5 carros que tiveram séries especiais marcantes
>> 5 carros (quase) impossíveis de serem comprados originais
>> 5 câmbios mais temidos do mercado