No Brasil, existem carros para todos os gostos e bolsos. Sedãs, hatches, SUVs, caminhonetes, elétricos e mais modelos podem ser comprados pelos brasileiros. Outro fator que pesa na escolha é o motor. Ele pode ser aspirado naturalmente ou turbo. Aliás, este segundo tem crescido bastante tanto em ofertas quanto em vendas.
Mas, ainda tem o público que desconfia e tem certo receio da sua manutenção. E así entra os carros aspirados. Eles viveram e vão viver por um bom tempo no mercado. Na lista de hoje, o leitor do Auto+ vai conhecer quais deles são os mais rápidos e que ainda são 1.0. Pode apertar o cinto, mas não pode cochilar com o tempo que eles levam para chegar até 100 km/h.
1. Renault Logan – 13,2 segundos
O Logan foi um dos carros que mais fez sucesso da marca francesa por aqui. Ele é robusto e bastante espaçoso. Por isso é frequentemente visto como instrumento de trabalho. Suas duas versões atuais usam o motor 1.0 tricilíndrico SCe de 82 cv e 10,5 kgfm de torque.
2. Chevrolet Onix e Onix Plus – 13,3 segundos
Um dos carros mais vendidos da Chevrolet no Brasil é o Onix. O segundo lugar dessa lista vai para as versões Sem Nome e LT do hatch e para o LT do sedã compacto. Elas contam com o motor 1.0 flex de três cilindros de 82 cv e 10,6 kgfm e o câmbio é apenas manual de 6 marchas.
3. VW Polo Track/ Fiat Argo 1.0 – 13,4 segundos
Os modelos mais acessíveis da marca alemã e da marca italiana correram o mais rápido que puderam para estar no pódio. No caso do Polo, o motor é 1.0 de três cilindros de 77 cv e 10,3 kgfm e mais um câmbio manual de 5 marchas. Já os hatches italianos contam com 75 cv e 10,7 kgfm e o câmbio também tem 5 velocidades.
4. VW Polo 1.0 MPI/ Renault Kwid – 13,5 segundos
Mais uma vez o Polo quis aparecer na lista e trouxe uma versão mais requintada do que a Track. O conjunto de propulsor é o mesmo, mas como o Sem Nome traz mais equipamentos, acaba ficando mais pesado. Junto com ele, estão as duas versões mais em conta do Kwid. Elas trazem o motor 1.0 de três cilindros SCe 12V de 71 cv e 10 kgfm e mais um câmbio manual de 5 marchas.
5. Fiat Mobi Like – 14 segundos
O Mobi Like disputa com o Kwid Zen todos os meses para ver quem é o carro 0km mais barato do Brasil. Desta vez, ele acelerou tudo que pôde e garantiu uma vaga só dele. Esta versão é a mais em conta da sua enxuta gama. Traz o antigo motor 1.0 Fire Evo de quatro cilindros de 74 cv e 9,7 kgfm. Seu câmbio é sempre manual de 5 marchas.
6. Citroën C3 – 14,1 segundos
O primo francês do Mobi até tentou correr, mas não conseguiu alcançar o modelo menor. Por sorte, todas as versões 1.0 do possuem o mesmo tempo para atingirem os 100 km/h. Elas trazem o mesmo propulsor do Argo, ou seja, é 1.0 tricilíndrico de 75 cv e 10,7 kgfm. Se você quiser mais emoção, leve para casa os C3 equipados com motor 1.6 e câmbio automático. Vale reforçar que o C3 também disputa o título de um dos carros mais baratos do país.
7. Peugeot 208, Hyundai HB20 e HB20S – 14,5 segundos
A Stellantis quis muito aparecer nessa lista e emplacou três carros compactos de uma vez. Nesta posição, o hatch compacto francês da Peugeot aparece em duas versões mais acessíveis. O motor é o mesmo do Argo e C3. Já os sul-coreanos são um dos carros de maior sucesso da Hyundai. Eles contam com o motor 1.0 Kappa tricilíndrico de 80 cv e 10,2 kgfm.
8. Renault Kwid Outsider – 14,7 segundos
Caso o leitor do Auto+ busque ter um Kwid mais equipado e com cara de aventureiro, o Outsider é uma opção a se pensar. O conjunto mecânico é igual das versões já listadas. Só que, como o Outsider tem incrementos no visual, a carroceria fica mais pesada e acaba saindo mais lenta do que suas irmãs mais baratas.
9. Fiat Mobi Trekking – 14,9 segundos
Além de estarmos chegando ao fim da lista, já estamos nos aproximando do fim do ano. Os três últimos modelos levam uma eternidade para chegarem até os 100 km/h. O Mobi novamente dá o ar da graça em sua variante topo de linha e também com vocação off-road. Todo o equipamento aventureiro tornou o pequenino mais pesado do que a versão mais urbana. O conjunto mecânico é o mesmo de ambas.
10. Renault Stepway 1.0 – 15 segundos
Para quem dirige de forma apressada, o Stepway 1.0 é um dos carros que não pode ser cogitado para a compra. O hacth espaçoso e também com cara de aventureiro preferiu priorizar o conforto do que a agilidade. Ele tem o mesmo motor do Logan, só que é menor em tamanho e no porta-malas. Para andar nele, o ideal é não ter pressa.
Você teria algum desses carros indicados? Prefere agilidade ou dirige de forma mais comedida? Conte nos comentários
>> Ducati lança sua nova moto aventureira rival da BMW R 1300 GS
>> Nissan futura linha de elétricos e híbridos. Novo Sentra?
>> Toyota prepara Grand Corolla Cross de 7 lugares