Os compradores de SUVs, em geral, não tem a economia de combustível como grande prioridade. Afinal, esses modelos são maiores, mais pesados e tem aerodinâmica pior do que dos hatches, além de custar mais caro. Por isso, a prioridade geralmente é o conforto e o visual.
Por isso, listamos aqui os 5 SUVs compactos mais gastões do Brasil. Os modelos os quais você frequentará constantemente o posto de gasolina se tiver algum deles na garagem. Os dados foram fornecidos pelo INMETRO na tabela PBE veicular. Para compor a lista, os carros foram classificados a partir do índice de Consumo Energético (MJ/km)
1. CAOA Chery Tiggo 5X
Equipado com motor 1.5 quatro cilindros turbo e câmbio CVT, o CAOA Chery Tiggo 5X é o mais gastão entre todos os SUVs compactos vendidos no Brasil. Com etanol, ele faz 6,9 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada. Já com gasolina, marca 9,9 km/l e 11,5 km/l, respectivamente. E não vai ser a única vez que esse modelo aparecerá na lista.
2. Hyundai Creta Action
Equipado com um velho motor 1.6 aspirado e câmbio automático de seis marchas, o Hyundai Creta é o mais gastão dos SUVs da lista com motor aspirado. Aliás, ele é o único não turbo da lista. Com etanol, são 7,1 km/l na cidade e 8,1 km/l na estrada. Já na gasolina, repetindo a ordem das situações, ele marca 9,7 km/l e 12,1 km/l.
3. Fiat Pulse Abarth
Com motor 1.3 quatro cilindros turbo, o Fiat Pulse Abarth tem sua presença na lista dos SUVs mais gastões de maneira até justificável. Afinal, trata-se de um modelo com pegada esportiva. São 7,1 km/l na cidade e 8,9 km/l na estrada com etanol, enquanto com gasolina ele faz 10,2 km/l na cidade e 12,3 km/l na estrada.
4. Citroën C3 Aircross
Levar sete pessoas tem seu peso, afinal, o Citroën C3 Aircross é o mais gastão de todos os SUVs 1.0 turbo à venda no Brasil. Ele marca 7,4 km/l na cidade com etanol, enquanto com gasolina faz 10,6 km/l. Já na estrada são 8,6 km/l com o combustível derivado da cana-de-açúcar, contra 12 km/l com gasolina.
5. Fiat Fastback Abarth e CAOA Chery Tiggo 5X Hybrid
Trocando o alternador e o motor de partida por um pequeno motor elétrico para se tornar semi-híbrido, o CAOA Chery Tiggo 5X deixou de ser o SUV compacto mais gastão do Brasil para empatar em quinto lugar com o Fiat Fastback Abarth, que usa motor 1.3 turbo e é esportivo. O chinês faz com etanol 9,1 km/l na cidade e 8,3 km/l na estrada, enquanto o italiano marca 7,2 km/l e 9,3 km/l. Já na gasolina são 11,1 km/l e 10,9 km/l no Chery contra 10,3 km/l e 13,1 km/l do Fiat.
Qual desses SUVs você teria na sua garagem? Conte nos comentários.
>> Governo Macron determina boicote aos SUVs
>> SUVs da Jeep ganharão conjunto híbrido plug-in da Ram 1500
>> McLaren é mais uma marca que pode se render aos SUVs