Uma das culturas automotivas mais apreciadas e amadas é a JDM. A sigla vem para Japan Domestic Market, ou seja, carros vendidos no Japão somente ou que tiveram seu foco e desenvolvimento pensado para a terra do sol nascente.
Inspirados nisso, reunimos uma lista com os 5 carros japoneses mais icônicos da história, pensando especialmente nos anos 1990, que foi o auge dos JDM. É impossível pensar em carros japoneses e não ter esses modelos em mente diretamente. Para ser justo, só um carro por marca foi selecionado.
Toyota Supra
Uma das estrelas do filme Velozes e Furiosos, o Toyota Supra é daqueles tipos de carros que 9 em cada 10 entusiastas automotivos gostaria de ter na garagem. O modelo é o rei das modificações e personalizações, aceitando muita tunagem em seu icônico motor 2JZ e também lotado de peças de performance por aí.
Nissan Skyline GT-R
Qualquer pessoa que já jogou Gran Turismo teve o fetiche de ter um Nissan Skyline GT-R no jogo, especialmente o R34. Assim como outros carros da lista, ele também ficou famosos graças ao Velozes e Furiosos, mas foi o carro da capa do icônico Need For Speed Underground 1.
Mazda RX-7
De todos os carros esportivos japoneses icônicos, o Mazda RX-7 é o único com motor rotativo. Com layout diferenciado, o motor pequeno fazia um barulho incrível, bebia muito oleo, mas é capaz de aguentar modificações extensas quase tão bem quanto o Supra.
Honda NSX
Como falar de uma lista de carros icônicos japoneses sem citar o modelo que Ayrton Senna ajudou a desenvolver? O NSX é um grande representante dos esportivos de verdade e era um japonês que caçava modelos da Ferrari e Lamborghini sem medo.
Mitsubishi Lancer Evolution e Subaru Impreza WRX
É impossível falar do Lancer Evolution sem citar o Impreza WRX, por isso o Mitsubishi e o Subaru estão juntos nessa lista. Verdadeiros monstros do rally, eles fomentaram o que é a criação de um carro de rua sem graça transformado em um esportivo de verdade.
Que outros carros JDM icônicos ficaram faltando na lista? Conte nos comentários.
>>Lexus abandona carros a combustão em mais um mercado
>>Aston Martin oferecerá carros a combustão até 2030
>>Volkswagen chama 13 modelos para recall por causa de airbags