É notável como a tecnologia avança rápido e torna muitos carros e motores obsoletos com uma velocidade impressionante. Prova disso é que dois modelos altamente cultuados pelos brasileiros, Chevrolet Opala SS e Ford Maverick, são mais lentos que dois carros voltados para família, Chevrolet Spin e , cuja velocidade é a última prioridade.
Comparando os dois Chevrolet temos de um lado o Opala SS com motor 4.1 seis cilindros em linha, já a Spin tem um 1.8 quatro cilindros aspirado flex – que não é dos mais modernos. A minivan entrega 106 cv e 16,8 kgfm de torque, bem menos que o Opala com seus 140 cv e 29 kgfm de torque.
Entretanto, o cupê de 1971 tinha transmissão manual de quatro marchas, que atrapalhava bem a performance com relações longas. Ao contrário da Spin, que traz uma caixa automática de seis marchas que deixa o motor entregar torque rápido. Como resultado o Opala faz de 0 a 100 km/h em 12,8 segundos e a Spin faz o mesmo em 11 segundos.
Aircross vs Maverick
A comparação fica ainda mais bizarra quando colocamos carros completamente opostos, como Ford Maverick e Citroën C3 Aircross. E não estamos falando da Maverick picape, mas sim do Maverick cupê de 1976. O modelo contava com motor V8 4.9 de 197 cv e 39,5 kgfm de torque, ligado a um câmbio manual de quatro marchas com relações longas.
Mesmo com todo esse poderio, o muscle-car da Ford não tinha tantos músculos assim, já que faz de 0 a 100 km/h em 10,8 segundos. Ele é 0,2 segundo mais rápido que a Spin somente. Mas, em uma reta, qualquer Citroën C3 Aircross o fará comer poeira. Já que o SUV da Citroën faz a mesma prova em 9,8 segundos.
Vale lembrar que o C3 Aircross conta com motor 1.0 três cilindros turbo de 130 cv e 20,4 kgfm de torque ligado a um câmbio automático do tipo CVT com sete marchas simuladas. Ou seja, o motor tem 5 cilindros a menos, 3.9 litros a menos de deslocamento, mas a tecnologia faz com que ele seja muito mais rápido.
O que achou desse comparativo? Conte nos comentários.
>>Flagra: Citroën Basalt roda disfarçado de Aircross
>>Citroën C3 Aircross de 7 lugares versus 5 rivais indiretos
>>Chevrolet Spin 2025: uma nova velha conhecida | Impressões