Já parou para pensar qual o significado do nome dos carros que habitam sua garagem e as ruas brasileiras? Vez ou outras marcas optam por batismos cheios de significado e história, mas as vezes apostam em siglas ou até algo completamente aleatório. Por isso, reunimos aqui o significado do nome dos dez carros mais vendidos do Brasil.
A lista contempla os dez carros mais vendidos do Brasil no acumulado do ano até setembro. Os números de vendas que compõem esse ranking e determinam a ordem e os participantes da lista foram fornecidos pela .
Fiat Strada
O nome Strada já foi usado por dois carros da Fiat. A primeira vez foi de 1978 a 1988 no antecessor do Tipo, mas desde 1998 é usado em uma picape compacta. Strada significa estrada em italiano e, segundo a marca, é para remeter ao sentimento de liberdade que o carro proporciona ao motorista.
Hyundai HB20
Carro mais vendido de setembro, o Hyundai HB20 tem nome com sentido literal. H vem de Hyundai e B de Brasil. Já o 20 tem como representação o porte compacto dele, visto que a marca usa o numeral também para o i20. Além disso, como o i30 fazia sucesso na época em que o HB20 foi lançado, o número menor mostrava que ele também era menor.
Fiat Argo
Apesar da piadinha de que Argo fosse algo falado errado, a palavra tem real significado. Pouco antes do lançamento do hatch compacto, a Fiat revelou que Argo é parte da mitologia grega. Especificamente uma embarcação construída sob orientação da deusa Atena para que Jasão viajasse com os Argonautas em busca do Velo de Ouro.
Fiat Mobi
Criado para ser uma alternativa viável no mercado de subcompactos, o Fiat Mobi é outro modelo que seu nome é praticamente literal. Mobi vem de mobilidade e surgiu em uma época em que a Fiat priorizava nomes fáceis e com apenas quatro letras. Assim surgiram modelos como Argo, Tipo, Toro e por aí vai.
Jeep Renegade
Antes de ser o SUV mais vendido do Brasil, o nome Renegade era usado pela Jeep em uma versão do antecessor do . A marca sempre aproveita nomes antigos em seus modelos novos e queria manter o legado do Wrangler no Renegade para além do visual. Mas em tradução literal, Renegade quer dizer renegado: alguém que quebra tradições, como ele fez.
Fiat Toro
Mantendo a regra de nomes pequenos, marcantes e fortes, a Fiat usou Toro para sua primeira picape intermediária. Tal qual Strada, Toro tem ligação direta com a língua italiana, visto que significa touro. É por isso que a marca tentou, sem sucesso, forçar o , não a Toro, para a picape em seus primeiros anos.
Jeep Compass
Compass significa, literalmente, bússola em inglês. A Jeep definiu esse nome para o modelo como um veículo que vai te ajudar a chegar aos lugares que você quer, independentemente de onde eles estejam. A nomenclatura passou a verdadeiramente fazer sentido na atual segunda geração, pois o primeiro modelo não tinha aptidão off-road.
Chevrolet Onix
Assim como Opala, Onix é uma pedra preciosa e foi escolhida pela Chevrolet para nomear seu principal modelo. E deu tão certo que por cinco anos ele foi o carro mais vendido do país. A pedra Ônix, com acento, é preta e com algumas ranhuras, as quais são descritas como as unhas de Vênus.
Hyundai Creta
Tradicionalmente a Hyundai nomeia seus SUVs com nomes de cidades nos EUA. Isso acontece com Tucson, Santa Fé e até com a picape Santa Cruz. Mas como o Creta nunca foi vendido por lá, a marca decidiu apostar em uma outra abordagem: Creta é o nome da maior ilha da Grécia. Coincidentemente, o .
Volkswagen Gol
O que é mais brasileiro do que futebol? Não à toa, quando a Volkswagen decidiu que precisava de um , decidiu se inspirar no esporte nacional para o seu carro. Polo e Golf também são carros com nomes inspirados em esporte. Mas como não dava para chama-lo de Futebol, decidiram pelo momento de maior emoção do jogo: Gol.
>>Carros vão ficar muito mais caros em um ano, alerta CEO da Renault
>>Cinco carros com os sorrisos mais simpáticos do mundo
>>Cinco marcas de carros que desistiram do Brasil e melhoraram muito