Criador do mangá e anime Dragon Ball, Akira Toriyama morreu aos 68 anos no Japão. Embora a notícia tenha sido dada hoje, a morte do artista foi no dia 1 de março, em decorrência de um hematoma subdural agudo. Além de Dragon Ball, Akira foi o responsável pelo game Chrono Trigger, um dos títulos mais clássicos do Super Nintendo.
Por mais que nada disso tenha a ver com o mundo automotivo, há um episódio curioso que ligou Akira Toriyama a Ayrton Senna. E, curiosamente, esta ligação aconteceu no auge da franquia Dragon Ball e do brasileiro na McLaren, onde faturou seus três títulos mundiais.
Akira Toriyama e Ayrton Senna
Ayrton chegou à McLaren em 1988, para ser companheiro do então bicampeão do mundo Alain Prost. No entanto, o brasileiro não foi sozinho. Juntamente com ele, a Honda passou a fornecer motores para a equipe, deixando a Williams sem o apoio dos japoneses.
Acontece que a relação de Senna com a Honda foi tão forte que impactou o Japão. O brasileiro é tão ídolo lá quanto cá, basta ver a reação dos jornalistas japoneses ao dar a notícia da morte do piloto. Com isso, Ayrton passou a ser inserido na cultura japonesa, que passou a consumir tudo sobre ele.
Com essa união entre brasileiro e japoneses, a revista Shonen Jump passou a patrocinar a McLaren, com um discreto patrocínio em japonês no bico dos carros, logo acima do logotipo da equipe. Com essa aproximação, diversos artistas japoneses passaram a publicar histórias com Senna na publicação.
Akira Toriyama era o principal artista da revista. Dessa forma, ele tratou de criar uma história que uniu o mundo de Dragon Ball com o McLaren de Ayrton Senna. Em 1990, o artista desenhou o protagonista de Dragon Ball, Goku, celebrando uma vitória com outros personagens da franquia. O detalhe é que o carro utilizado por Goku era o número 28, pilotado pelo companheiro de Ayrton, Gerhard Berger.
Entretanto, Goku teve sim relação com o carro de Senna. Em outra ilustração, ele aparece ao lado do McLaren 27 do brasileiro e que deu o segundo título a Senna. Além de Goku, seu filho Gohan e Bulma foram desenhados com o bólido.
Durante o GP da Alemanha de 1990, Akira Toriyama posou para fotos ao lado de Ayrton Senna. Ele aproveitou para criar uma reportagem, em forma de mangá, sobre a corrida.
Dragon Ball marcou minha infância, assim como Ayrton Senna influenciou meu gosto por corridas. Dessa forma, essa união entre dois gênios, e que me trazem tantas boas memórias, é o jeito que encontrei para prestar uma homenagem ao legado de Akira Toriyama.
>> Nova BMW R 1300 GS tem novo lote anunciado no Brasil
>> Toyota adia para 2025 a produção do Yaris Cross no Brasil
>> Ferrari Enzo é destruída em acidente