O Lotus Evija X, hipercarro elétrico da histórica fabricante inglesa, acabou chamando a atenção no Festival de Goodwood, na Inglaterra, mas não de uma forma positiva. Querendo impressionar o público, o modelo começou sua apresentação com um grande burnout, queimando os pneus e subindo uma nuvem de fumaça. Mas não durou nem 100 metros na pista.
Certamente o piloto do Lotus se empolgou com o modelo, só que quando foi largar, acabou batendo com o muro logo na saída. Além de ter ficado morrendo de vergonha, ele ainda danificou completamente a dianteira do carro, que custa US$ 2,3 milhões, o que dá cerca de R$ 12 milhões na cotação atual.
No vídeo abaixo é possível ver o momento da batida. Felizmente, ninguém se machucou. Quer dizer, exceto o Lotus Evija X, que ficou com a frente totalmente destruída, além de ter sofrido danos na traseira também.
Acidente com o Lotus Evija X
Equipado com quatro motores elétricos e tendo 2 mil cv, o Evija X pode atingir os 350 km/h. Essa versão de competição foi feita para quebrar recordes de velocidade, incluindo no circuito de Nurburgring Nordschleife. Por lá, ele fez uma volta em 6 minutos e 24 segundos, mas a fabricante quer tentar um tempo ainda mais baixo, para superar os tempos do Porsche 919 Hybrid Evo e do Volkswagen ID.R.
Por conta da tradição da Lotus, além do bom desempenho na Alemanha, o modelo era uma das estrelas do festival da velocidade. Entretanto, sua participação durou pouquíssimos metros, e agora o modelo vai precisar ser reparado. Ainda não se sabe se a marca inglesa vai conseguir consertar o seu hipercarro a tempo de voltar para o festival.
Segundo os organizadores do evento, o Lotus Evija X pode ter tido um problema de software em seu trem de força. Uma falha no gerenciamento da tração pode ter causado o destracionamento, que gerou o acidente. No entanto, uma falha do piloto também não pode ser descartada. Afinal, ele claramente se empolgou na hora de sair com o carro.
Gosta do Festival de Goodwood? Deixe nos comentários a sua opinião.