No auge da fase de importados da Hyundai no Brasil, dois sedãs se destacaram bastante e se tornaram o sonho da classe média. O Azera, quando começou a ser importado para o mercado brasileiro, tinha um visual datado, mas compensava com um amplo espaço interno, acabamento refinado e um motorzão V6. Já o Sonata era bastante moderno para a época e, mesmo sendo menor que o Azera, chegou custando mais que seu irmão.
Em 2012, a Hyundai trouxe uma nova geração do Azera para o Brasil, que finalmente tinha um visual mais atual, mas o preço bem mais alto fez com que a popularidade não fosse mais a mesma. Já o Sonata foi perdendo força com o passar do tempo, deixando o mercado em 2014. O Azera deixou de ser vendido aqui em 2020, quando a sexta geração chegou a ser comercializada por aqui, mas em um curto espaço de tempo.
Mesmo a dupla estando fora do mercado brasileiro há uns bons anos, ainda há fãs dos sedãs da Hyundai por aqui. A boa notícia é que os dois modelos continuam sendo vendidos no exterior, com gerações relativamente novas. A má notícia é que nenhum deles deve voltar ao mercado brasileiro, principalmente porque a prioridade da Hyundai é focar nos SUVs.
Hyundai Azera atual
Começando pelo modelo que fez mais sucesso por aqui, o novo Hyundai Azera ganhou uma geração completamente nova em 2023. Vendido em alguns mercados como Grandeur, o sedã continua sendo imenso, mas tem um visual completamente diferente das gerações vendidas antigamente no Brasil.
Seu visual segue o estilo Robocop da Hyundai, com a iluminação tendo assinaturas em barras finas de LED na dianteira e na traseira. O Azera tem um interior bastante sofisticado, combinando com a proposta de ser um dos modelos mais luxuosos da Hyundai. O nível de equipamento também é avançado, com o sedã tendo até o recurso de Remote Smart Parking Assist, conseguindo entrar e sair de vagas de estacionamento de maneira completamente autônoma.
Na Coreia, o novo Hyundai Azera é movido por um motor 1.6 turbo híbrido, 2.5 aspirado ou o 3.5 V6 aspirado, mantendo a tradição de ter um propulsor de seis cilindros.
Sonata
Já o Sonata está na oitava geração, que estreou em 2019, mas recebeu uma profunda reestilização em 2023. E, assim como no Azera, as barras em LED também compõem o visual do sedã. A cabine também é bastante moderna e segue o layout dos carros atuais da Hyundai, com direito a duas grandes telas.
Nos Estados Unidos, o Sonata é vendido com três opções de motores. O 2.5 aspirado de 191 cv, o 2.5 turbo de 290 cv e o 2.0 turbo híbrido de 192 cv combinados. Mesmo com os americanos amando SUVs, o Sonata ainda é bastante procurado nos EUA, principalmente porque o sedã é um dos carros mais baratos da Hyundai por lá.
Gostaria de ver a Hyundai trazendo Sonata e Azera de volta ao Brasil? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Hyundai Veloster é reimaginado como cupê do Elantra
>> Os 5 carros usados mais vendidos do Brasil
>> Toyota investirá R$ 7,2 bilhões para fazer novo SUV de 7 lugares