Não é só por ser um esportivo com belas linhas que o Ford Mustang vira o centro das atenções por onde quer que passe. O muscle car virou, na verdade, um ícone cultural. Celebrado na música, na moda, na arte e no cinema, continua a despertar paixões com constantes inovações em design, tecnologia e desempenho.
Mas, mesmo com tanta história, você acha que conhece cada detalhe deste modelo? Então, tem algumas curiosidades que você precisa saber. Confira!
O design do Mustang passou por várias fases ao longo de suas seis gerações. O modelo atual, por exemplo, tem forte inspiração no estilo original. Você sabia que, tanto o formato da grade dianteira como as luzes de três barras ao lado dos faróis foram inspirados na boca e nas guelras de um tubarão.
O ronco do motor V8 5.0 de 466 cv ganhou escapamento com válvula ativa. Traduzindo em miúdos, isso permite modular o som em quatro níveis: normal, esportivo, pista e silencioso. Este último, abafa o ruído quando se quer sair ou chegar sem ser notado – evitando incômodo aos vizinhos, por exemplo.
O esportivo tem também uma tecnologia de suspensão adaptativa (MagneRide) que refina o desempenho e o conforto de acordo com as condições da pista e da condução. Feito por sensores, esse ajuste é independente em cada uma das quatro rodas, otimizando, por sua vez, a aderência em acelerações e frenagens, e reduzindo a rolagem em curvas.
Bem menos funcionais, as luzes embutidas nos retrovisores que se acendem para iluminar o chão servem, apenas, para dar uma pitada extra de charme ao esportivo. Em LED, iluminação reflete o logotipo do Mustang.
Abaixo, você confere o vídeo com cinco curiosidades sobre esse muscle car carregado de histórias.
Veja mais:
>> Mustang volta ao ‘Marcha a Marcha’ na série Black Shadow
>> Mustang 1968 do filme Bullitt é leiloado
>> Elétrico de arrancada, Mustang Cobra Jet 1400 é anunciado pela Ford