Conforme o lançamento da RAM 291 vai se aproximando, o conseguiu desvendar mais segredos sobre a nova caminhonete da Stellantis. Depois de revelar as quatro versões da irmã maior da Toro e a potência do motor 2.0 turbo a gasolina, tivemos acesso à combinação de motores e versões que ela terá.
Ao todo serão cinco variantes diferentes compondo a gama de versões da RAM 291 no Brasil. Só que somente uma delas terá duas opções de motor. Especificamente falamos sobre a Laramie, que será equipada tanto com o 2.0 quatro cilindros turbo a gasolina, quanto com o 2.2 quatro cilindros turbo diesel.
A versão esportiva R/T será unicamente combinada ao motor 2.0 a gasolina, sendo a variante mais cara da picape com esse motor. Já as versões Laramie e Rebel terão como única opção o diesel 2.2 quatro cilindros turbo. O interessante, contudo, é que as versões diesel não necessariamente serão mais caras que as gasolina.
A RAM 291 mais barata será a Big Horn com motor diesel. Logo acima vem a Laramie com motor a gasolina. O grosso das vendas da nova caminhonete será feita com a Laramie diesel e com a Rebel, que terão preço parecido. Por fim, a versão mais cara será a R/T por conta do apelo esportivo. Apesar disso, a Stellantis aposta que ela venderá mais que a Big Horn de entrada.
Novos números
Lembrando que, conforme o Auto+ antecipou recentemente, o motor 2.0 quatro cilindros turbo beberá apenas gasolina. Ele entrega 260 cv e 40,8 kgfm de torque, números parecidos com o 2.0 Hurricane turbo do Wrangler, que conta com 272 cv e 40,7 kgfm. Os motores, contudo, não são os mesmos.
Já o motor 2.2 quatro cilindros turbo diesel ainda tem seus números desconhecidos. As apostas são para mais de 200 cv e torque superior a 40 kgfm. Hoje, a Stellantis usa um 2.0 quatro cilindros turbo diesel de 170 cv e 35,7 kgfm de torque, que será substituído pelo 2.2 que estreia na RAM 291 e que será usado na Fiat Toro e nos Jeep Compass e Commander.
Os dois motores, tanto o gasolina quanto o diesel, serão ofertados única e exclusivamente com tração nas quatro rodas e câmbio automático de nove marchas. A transmissão é a mesma usada nos modelos diesel da Jeep e na Fiat Toro. Diferentemente da prima italiana, a RAM 291 não terá versões com tração dianteira, só 4×4.
>>RAM começa a revelar fotos oficiais de sua picape nacional, a 291