A Peugeot tem uma larga tradição de conversíveis em sua linha – ainda que não tenha sequer um modelo sem teto hoje. Isso sempre foi presente em seus modelos compactos, passando por todas as gerações dos modelos 200, especialmente os emblemáticos 205 e 206. Mas e o Peugeot 208, nunca teve conversível? Então…
Por anos, a Peugeot escondeu um protótipo do que seria o futuro 208 Cabriolet. O modelo deveria ter entrado em produção pouco tempo depois do lançamento das versões hatch de duas e quatro portas. Afinal, o 207 CC durou três anos em produção enquanto o 208 já estava rodando pelas ruas da Europa.
O projeto foi iniciado em 2007, junto da primeira geração do 208. Ou seja, o conversível era pensado desde as origens do novo hatch compacto. Com código de projeto A97, ele foi descartado por não ter volume de vendas que justificasse e por contar com a rivalidade indireta do DS3 Cabrio, que era mais barato de fabricar e mais caro de vender.
Com tecido
Visualmente, o Peugeot 208 conversível voltaria às origens que o 206 CC e o 207 CC abandonaram. O modelo não teria mais traseira alongada, permitindo manter toda sessão traseira igual à do hatch e ter um modelo mais curto. O teto voltaria a ser de tecido, não mais de metal, como nos antecessores.
A diferença visual mais nítida é que a Peugeot deslocou a placa traseira para o para-choque, deixando a tampa traseira mais lisa. As portas maiores viriam do modelo de duas portas, enquanto o espaço traseiro, que já é acanhado no 208 normal, ficaria ainda mais apertado. A cabine do protótipo é revestida em couro vermelho para dar destaque.
Onde ele está?
O protótipo, exibido no museu DeL’Aventure Peugeot, na cidade de Sochaux, exibirá até 22 de setembro uma coleção de protótipos e modelos descartados pela marca, incluindo o 208 conversível. Por lá também é exibida uma versão conversível do esportivo RCZ, que chegou mais próxima da linha de produção do que o 208 sem teto.
Você teria um Peugeot 208 conversível, caso a PSA tivesse produzido ele? Conte nos comentários.
>>Peugeot já tirou o 2008 1.6 de linha e agora tira o elétrico
>>Novo Peugeot 5008 é um possível futuro para o Jeep Commander
>>Peugeot entra na onda e reduz preço do 208 em R$ 18 mil