Se você é antenado no mundo da tecnologia, com certeza já ouviu falar da Xiaomi.
Caso contrário, vamos falar dela e de sua nova empreitada no mundo do automóvel. A gigante de tecnologia da China, que também é conhecida como “Apple chinesa”, tem uma linha bastante variável de smartphones, além de outros produtos como smartwatchs e até mesmo aspiradores de pó. Mas agora a marca lançou nada menos do que um… carro!
A Xiaomi resolveu se juntar com a também chinesa Bestune e com ela levar sua submarca de smartphones Redmi para o mundo do automóvel.
Com isso a Redmi – Xiaomi – apresenta o Bestune B77, um SUV de alta tecnologia com design com personalidade marcante. O SUV tem 4,52 metros de comprimento, e é equipado com motor 1.2 turbo de 143 cavalos que é associado a um câmbio automatizado de dupla embreagem de 7 velocidades.
Na parte mecânica, a Redmi/Xiaomi utilizou o know-how da FAW que tem parceria com a Volkswagen na China, que por sua vez já vendia o carro desde novembro de 2018. Já na parte de tecnologia, a fabricante desenvolveu um sistema de assistente virtual – nos moldes do Google Assistante, Amazon Alexa e Apple Siri – o Xiao Ai.
Este sistema aceita comandos de voz e ainda pode interagir com o motorista por meio de um pequeno holograma mostrado na parte central do painel. O holograma mostra o avatar do Xiao Ai, que pode ser um simpático robô ou uma garota desenhada como nas animações orientais.
Como a gigante da internet Google não tem tanta presença na China, e a Apple não tem uma força tão grande quanto no mercado norte americano, a Xiaomi diz que o Xiao Ai ainda pode controlar alguns equipamentos da casa do motorista – desde que sejam da mesma empresa e estejam interligados entre si.
No mercado mais competitivo do mundo, o Redmi/Xiaomi B77, ou Bestune B77 será vendido em duas versões por 124.800 e 135.800 yuans (o equivalente a R$ 71.635 e R$ 77.949).
Veja mais:
>> Futuro Prisma, Chevrolet Onix Sedan é revelado na China
>> Volkswagen lança Jetta como marca de baixo custo na China
>> Novo Nissan Sentra aparece com visual mais ousado na China