O que você faria se soubesse que por engano vendeu o primeiro modelo fabricado do Ford Mustang? Bom foi o que aconteceu em abril de 1964 com o vendedor canadense Harry Phillips, que vendeu sem saber o primeiro Mustang conversível produzido.
Antes das vendas começarem em 17 de abril de 1964, a Ford enviou várias unidades do Mustang para todas as lojas da marca na América do Norte apenas para mostruário. Depois de que os consumidores vissem os carros, eles seriam levados de volta para a marca e depois destruídos.
Mas a unidade 5F08F100001 foi parar nas mãos do piloto de avião Capitão Stanley Tucker. No dia em que esse primeiro Mustang estava exposto, o vendedor canadense Harry Phillips estava de plantão e fez a venda do modelo para o piloto – sem saber a importância do muscle car.
Segundo Phillips, o Capitão Tucker entrou na loja e disse: “Este carro é meu”. “Foi a venda mais fácil que já fiz na vida. E eu só estava parado na porta”, conta Phillips. “Ele pagou o sinal, mas como o carro tinha de continuar exposto, combinamos que só seria entregue algumas semanas depois. Ele vinha na loja todo dia para ver o carro, conversava um pouco e ia embora.”
Depois da venda, a Ford só se deu conta que faltava o modelo 00001 meses depois. Foram dois anos de negociação com o Capitão Tucker para que ele vendesse o carro para a Ford. Depois desse embate, ele recebeu na troca um Mustang conversível novo e equipado e, no caso, o milésimo produzido.
Mesmo que os holofotes tenham ficado em cima do Capitão Tucker, a filha e a neta de Harry Phillips fizeram questão que o avô/pai pudesse encontrar com o Mustang mais uma vez. Agora o conversível estava aos cuidados do Museu Henry Ford, em Dearborn, onde Phillips pode se reencontrar com o velho amigo: “Ele me trouxe muitas memórias. E está exatamente do mesmo jeito que o vi pela última vez, um carro novo”, disse.
O título oficial de primeira compradora do Mustang pertence a Gail Wise, professora de Chicago que adquiriu seu conversível cor azul bebê no dia 15 de abril de 1964, cerca de dois dias antes do lançamento oficial do modelo.
Veja mais:
>> Hennessey coloca 1.217 cv no Mustang GT 500