Saudade das peruas? Pois nós aqui no Auto+ sentimos muita falta delas, especialmente de modelos icônicos como Fiat Palio Weekend, Volkswagen Parati, entre tantos outros modelos. Mas e se a VW voltasse a fazer seu mais icônico modelo familiar? Só que, como o Gol morreu, o pensou na ressurreição da Parati como uma irmã do Virtus.
Tomando como base a versão topo de linha Exclusive, a Virtus Variant, ou nova Parati, compartilharia toda estrutura frontal com o sedã. Ou seja, faróis de Nivus, capô com linhas limpas e para-choque com desenho esportivo estariam lá. Incluso os detalhes da versão Exclusive, que troca os cromados por elementos em cinza escuro.
A traseira recebe o prolongamento típico das peruas, o que forçaria a uma mudança drástica na janela da segunda porta. Como ela foi desenhada para modelos com teto em queda, teria de mudar para dar segmento à terceira janela. A traseira conta com vidro inclinado e um aerofólio integrado, imitando a Passat Variant.
Economia em família
Para economizar custos, as lanternas poderiam ser as mesmas do sedã, assim como o para-choque – talvez isso seria uma alternativa para tornar economicamente viável o retorno da Volkswagen Parati ao mercado brasileiro (caso isso acontecesse). O problema seria ter um acesso apertado ao espaço de cargas.
A parte mecânica seria toda idêntica ao Virtus, trazendo consigo os motores 1.0 TSI de 116 cv com câmbio manual ou o de 128 cv com câmbio automático. Mas a cereja do bolo é o 1.4 TSI de 150 cv de 25,5 kgfm de torque com câmbio automático de seis marchas. Seria demais imaginar uma Parati GTS?
Você gostaria que a Volkswagen Parati voltasse a ser produzida no Brasil? Conte nos comentários.
>> VW Polo Rock in Rio é a mistura do Track com 1st Edition
>> Volkswagen terá carro elétrico barato em 2027