Ainda que algumas insistam nos velhos hábitos, as marcas chinesas deixaram de copiar carros internacionais há um bom tempo. Com desenho original e criação de uma forte identidade visual, a BYD desde que chegou ao Brasil, seus carros nunca foram confundidos com os de outra marca. Mas a marca já produziu um clone do Ford EcoSport.
Quando a BYD entrou no segmento de SUVs compactos em 2015, a marca decidiu mirar no criador do segmento: o Ford EcoSport. Lançado originalmente como BYD S1, depois renomeado para Yuan, o modelo nada mais era que um EcoSport de segunda geração com toques de BYD e mais coincidências do que parecia.
A dianteira tinha seu toque de personalidade própria, com estilo bem diferente do modelo original, mas exagerado e cheio de linhas – marca de uma antiga identidade visual que a BYD não usa mais. A lateral tinha linhas muito semelhantes às do EcoSport, mas sem volumes, o que fazia o SUV parecer achatado.
Mas bastava olhar a traseira para ficar claro que se tratava de um EcoSport da 25 de março. O vidro traseiro fazendo conexão com a lateral, o desenho das lanternas, o estepe pendurado e até mesmo a maçaneta disfarçada na lanterna traseira marcaram um desenho feito no Brasil pela Ford para o mundo, mas copiado pela BYD.
Alma do original
Até as medidas do primeiro BYD Yuan e do Ford EcoSport eram próximas demais. O modelo brasileiro tinha 4,26 m de comprimento, 1,69 m de altura e 1,76 m de largura. Isso fazia do chinês 6 cm mais longo, 6 cm mais baixo e com exatamente a mesma largura.
Até mesmo os motores coincidiam, pois BYD Yuan e Ford EcoSport usavam motor 1.5 quatro cilindros aspirado. O chinês ainda trazia uma variante turbo e outra totalmente elétrica – itens nunca oferecidos pelo EcoSport. Só que o modelo chinês nunca teve opção 4×4, ao contrário do Ford. A transmissão era CVT ou manual de cinco marchas.
S1, S2 e Pro
Produzido desde 2015, mas já fora de linha na China, o EcoSport da BYD passou por algumas fases. Ele foi chamado de S1 só durante a produção em 2015 e 2016, migrando para o nome Yuan em 2016. O nome S voltaria a aparecer em 2019 como BYD S2 em uma variante totalmente elétrica e sem estepe pendurado (novamente inspirado no EcoSport).
A versão totalmente elétrica do modelo surgiu em 2018 com 305 km de autonomia junto da reestilização. Para se adequar aos novos modelos da gama Dinastia, o EcoSport da BYD recebeu dianteira modificada com estilo bem mais elegante e grade frontal inspirada no Tan (versões a combustão) e no Han (com grade fechada para os elétricos).
Em 2021 a BYD decidiu renomear o modelo novamente como Yuan Pro e cortou as versões a combustão. Sobrou somente o elétrico com motor de 138 cv e autonomia para 401 km. O interior recebeu somente uma nova central multimídia, enquanto o para-choque dianteiro mudou e as lanternas traseiras receberam novas lentes para disfarçar o jeito de EcoSport.
Em 2021 foi lançado o como substituto do modelo anterior. O sobrenome Plus foi adotado para que ambos os Yuan seguissem em linha. Alguns países ainda vendem o modelo antigo, mas na China ele já foi descontinuado. No Brasil, temos apenas o Yuan Plus, que estreou por aqui a nova base modular da marca feita só para carros elétricos.
Gostou do EcoSport da BYD? Cnte nos comentários.
>>5 carros ruins que as pessoas simpatizam com eles
>>As parcerias mais inusitadas que resultaram em 5 carros bizarros
>>5 carros para comprar pelo preço do Jeep Commander Blackhawk