Nos últimos tempos, a BMW tem apresentado carros com desenho bem ousado. Em algumas situações, a marca exagera, em outros o resultado é bem interessante. Mas nunca faltou personalidade ao design dos carros da alemã. Até a apresentação do novo Série 1, que se revelou parecido demais com um Kia.
A lebre foi levantada pelo site que notou a nítida semelhança entre os dois modelos. A dianteira do BMW Série 1 reestilizado trouxe grade frontal mais larga, onde o duplo rim deixa de ser nitidamente dividido e ganha um aspecto mais único. O desenho, contudo, lembra a grade nariz de tigre da Kia.
Os faróis mais acima da grade também são outros elementos que tem conexão direta com o Kia Ceed, especialmente por conta do desenho das lentes. A parte interna do Kia tem um projetor e dois fachos de LED, enquanto o BMW apresenta lente escura e também dois fachos do LED diurno.
Até mesmo o desenho do para-choque é quase idêntico, com abertura de ar trapezoidal na parte inferior e duas entradas de ar laterais triangulares. A diferença é que o Kia Ceed tem as luzes de seta ali, enquanto o BMW Série 1 usa esses cantos como dutos aerodinâmicos. Só que as semelhanças param por aí, visto que interior e traseira de ambos é muito diferente.
Coincidência tem limite
O mesmo vale para a mecânica. O Kia Ceed tem motores 1.0 três cilindros turbo, 1.4 quatro cilindros turbo e 1.6 quatro cilindros em versões turbo e aspirada. O hatch sul-coreano pode usar câmbio manual de seis marchas ou automatizado de dupla embreagem, dependendo da versão.
Já o BMW Série 1 conta com motor 1.5 três cilindros turbo ou 2.0 quatro cilindros turbo. A reestilização cortou de vez a opção de câmbio manual, fazendo com que o modelo seja equipado somente com caixa automática.
Você prefere o Kia Ceed ou o BMW Série 1?
>> BMW Série 1 ganha novo visual e joga fora câmbio manual
>> Kia emite alerta para Rio Grande do Sul e vai ajudar clientes
>> Como a Ford salvou a Kia da falência com um carro barato