A história automotiva brasileira é repleta de carros marcantes e o Volkswagen Gol é um deles. O hatch compacto nasceu para substituir o Fusca, que era e ainda é um veículo de sucesso. Só que, o novato foi mais além e viveu só no Brasil mais de 40 anos e vive sendo cultuado pelos seus fãs.
Obviamente que com todos esses anos de trajetória, ele teria algumas versões que mais se destacaram em toda sua história. A lista de hoje é cheia de nostalgia e vai relembrar ao leitor do Auto+ todas as vezes que o Volkswagen Gol quis e conseguiu atrair a atenção do público. Aproveite a leitura.
VW Gol GT
Se você é apaixonado por carros antigos e com uma pegada esportiva, tem em mente o Gol GT. Segundo o portal , essa versão foi criada logo no início da década de 1980. Um dos seus destaques era seu motor, que rendia bastante potência para o modelo leve, o que o tornava um mini canhão que impressionava todo mundo.
VW Gol GTS
Ainda falando de variantes apimentadas, o final da década de 1980 foi marcado pela estreia da versão GTS. Seus chamarizes eram ser o primeiro automóvel nacional a vir equipado com injeção eletrônica e ele vinha equipado com o motor 2.0 que rendia 112 cv. Ele se destacava por ter diversos iluminadores na dianteira, tendo faróis quadrados e arredondados.
VW Gol “Bolinha” GTI
No quesito versões esportivas, o Volkswagen Gol deu muita aula, afinal de contas seu nome remete à um esporte em que é necessário correr bastante. Essa variante já traz o visual mais arredondado e é da segunda geração e nasceu em meados da década de 1990. No início, ele trazia o motor 2.0 de oito válvulas. Mas, a marca logo mudou tudo e incorporou o propulsor 2.0 de 16V que entregava 145 cv e segundo o portal , ele precisava de 8,8 segundos para ir de 0 a 100 km/h.
VW Gol Vintage
Finalmente saímos da linha apimentada para entrar na era da edição mais que especial. Essa variante foi criada de forma bem chamativa para comemorar os 30 anos de vida do hatch compacto por aqui. É por isso que apenas 30 unidades foram fabricadas. Além de trazer uma ampla lista de itens de série, ele ganhou uma pintura exclusiva em tons de branco e preto e até guitarra própria o condutor ganhava.
VW Gol Last Edition
Não tinha como finalizar essa matéria tão especial sem essa versão. Aqui, o Gol queria se despedir do público brasileiro de forma digna e após 42 anos de trajetória. Ele teve apenas 1 mil unidades fabricadas e somente 650 delas foram comercializadas por aqui. Aliás, ele ainda pode ser comprado em diversas concessionárias. Só que, o preço chama tanto a atenção quanto o modelo de colecionador em si.
Você tem uma história com o Volkswagen Gol? Teria ou tem alguma dessas versões na sua garagem? Conte nos comentários