Se há um segmento com potencial pouco explorado, esse é o dos SUVs médios. Dominado pelo Jeep Compass e seguido por e as chinesas BYD com Song Plus, GWM com Haval H6 e CAOA Chery com Tiggo 7, a categoria tem muitos modelos legais lá fora.
Justamente por isso, reunimos aqui cinco SUVs médios que deveriam ser vendidos no Brasil para tentar concorrer diretamente com o Jeep Compass e sua trupe. Vale ressaltar que todos os modelos escolhidos estão na lista porque tem algum tipo de potencial real de mercado, não apenas por serem legais.
Nissan Qashqai
Responsável por salvar a Nissan da falência na Europa, o Qashqai é o Jeep Compass do Velho Continente. É o modelo que vende horrores e é referência direta em seu segmento. Lá na Europa, conta com versões turbinadas e uma interessante variante híbrida que usa motor aspirado para carregar as baterias e se move, de fato, somente por eletricidade.
Volkswagen Tiguan
Mas a Volkswagen tem um rival do Jeep Compass no Brasil, o Taos. Sim, mas o modelo nunca empolgou nas vendas e sempre ficou abaixo do esperado. Para brigar de verdade com o rei da categoria, é melhor apostar as fichas no Tiguan de cinco lugares. Especialmente o modelo recém-lançado na Europa. Esse sim seria um belo rival.
GWM Haval Jolion
Na mira da GWM para o Brasil, mas só na próxima geração, o Haval Jolion seria o modelo perfeito para brigar com o Jeep Compass. Afinal, o Haval H6 é grande demais para aqueles que buscam um SUV médio na faixa de entrada. Ele tem conjunto híbrido igual ao do irmão maior, além de interior igualmente sofisticado e bem espaçoso.
Renault Austral
Substituto do Kadjar, que parecia um Kwidzão, o Renault Austral seria uma bela alternativa da marca francesa para o segmento de SUVs médios. Com um visual elegante, proporções bem definidas e interior refinado, o modelo poderia ajudar a sofisticar a imagem da Renault. E, caso a marca se empolgue, ainda tem o cupê Rafale e o sete lugares Espace.
Ford Escape
Ele já foi prometido para o Brasil várias vezes e a Ford o esqueceu. Mas o Escape poderia ser uma ótima alternativa ao Jeep Compass, se precificado abaixo do Bronco Sport. O modelo é derivado do Focus, tem opção de motorização híbrida e um estilo agradável, depois que passou pela última reestilização. Poderia adicionar volume à Ford por aqui.
Qual outro SUV médio rival do Jeep Compass ficou de fora dessa lista e você acrescentaria? Conte nos comentários.
>> Hyundai Sonata e Azera sobrevivem com visual ousado
>> Novo Fiat Uno 2025: tudo que já sabemos sobre o projeto F1H
>> Todos os carros que ainda serão lançados no Brasil em 2024