As peruas marcaram época no Brasil. Afinal, o primeiro carro fabricado no mercado brasileiro foi uma wagon. Normalmente derivadas de sedãs, por aqui criou-se também o hábito de se desenvolver peruas derivadas de hatch, fazendo famílias de veículos. Por isso, confira a seguir alguns modelos que entraram para a história.
Volkswagen Quantum
Derivada do Santana, a Quantum foi uma das peruas mais queridas dos brasileiros. Lançada em 1985, ela chegou ao mercado brasileiro um ano depois que o Santana, sendo a opção familiar derivada do sedã. O design era moderno para a época, e a perua acompanhou seu irmão três volumes durante todas as mudanças de estilo, em 1991 e 1999. No entanto, a Quantum saiu de linha antes, em 2002, enquanto o Santana continuou até 2006.
Chevrolet Caravan
O Opala foi o primeiro carro de passeio feito pela Chevrolet no Brasil, iniciando sua trajetória em 1968. Somente em 1975 é que surgiu a perua Caravan, já aproveitando a reestilização da linha. Com um ótimo espaço interno e para bagagens, a Caravan logo conquistou as famílias brasileiras. Saiu de linha junto com o Opala, em 1992. Inclusive, o último veículo produzido foi uma Caravan ambulância, encerrando a história da família Opala no Brasil.
Fiat Palio Weekend
A Fiat teve outras peruas antes da Palio Weekend, como a Elba e a Panorama. Porém, foi com a wagon do Palio que a marca conseguiu, enfim, superar a Volkswagen Parati. Moderna e com um design equilibrado, a Palio Weekend surgiu em 1997 e só foi sair de linha em 2020, sendo a última perua fabricada no Brasil.
Ford Belina
Derivada do Corcel, a Belina surgiu em 1970, ainda no início da primeira geração do sedã no Brasil. Em 1977, a Ford lançou o Corcel II, e a Belina também foi atualizada, ganhando linhas mais retas. Em 1981, surgiu o Del Rey, uma opção mais luxuosa, mas inicialmente a perua da linha era chamada de Scala, lançada em 1983, mas a Belina seguia em linha. Em 1987, a Scala muda seu nome para Belina, e segue o legado das peruas da Ford até sair de linha definitivamente, em 1991.
Volkswagen Parati
Não tem jeito, a VW Parati é uma das peruas mais emblemáticas da história. Surgida em 1982, ela foi o terceiro membro da família Gol, e tinha um visual que mesclava a dianteira do Voyage com uma traseira mais retangular e com um amplo vidro traseiro. A perua acompanhou o Gol por quase toda a vida, ganhando uma segunda geração em 1995, a reestilização G3, em 1999, e a G4, em 2005. No entanto, a Volkswagen não fez uma Parati baseada no Gol de 2009, e a perua morreu em 2013, ainda com o visual G4.
Sente saudade das peruas? Deixe nos comentários a sua opinião.
>> Como seria se a Volkswagen Parati voltasse baseada no Virtus?
>> Flagra comprova que Fiat Toro Ultra Flex está a caminho
>> Toyota GR Supra e BMW Z4 vão sair de linha em breve